segunda-feira, 9 de julho de 2012


Ministração da Palavra

Não se deixar abater com o deserto
TEXTO BASE: Ap 7.16-17 - “Jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum, 17 pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima.”
Nm 14.21-24, 29 e 30 – “Porém, tão certo como eu vivo, e como toda a terra se encherá da glória do SENHOR, nenhum dos homens que, tendo visto a minha glória e os prodígios que fiz no Egito e no deserto, todavia, me puseram à prova já dez vezes e não obedeceram à minha voz, nenhum deles verá a terra que, com juramento, prometi a seus pais, sim, nenhum daqueles que me desprezaram a verá.Porém o meu servo Calebe, visto que nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o farei entrar a terra que espiou, e a sua descendência a possuirá. Neste deserto, cairá o vosso cadáver, como também todos os que de vós foram contados segundo o censo, de vinte anos para cima, os que dentre vós contra mim murmurastes; não entrareis na terra a respeito da qual jurei que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.”

O Diabo usa os desertos do dia da nossa vida profissional para nos tentar abater, fazendo com que sejamos incrédulos e desobedientes, como o povo de Israel, que Deus tirou do Egito, para levá-los à terra de Canaã. Esse povo se deixou abater pelo deserto, murmurando, desejando voltar atrás, e menosprezando a benção de Deus. Entretanto, dois homens, em meio a todos esse povo, viveram a diferença, por conta do sentimento. O sentimento de Cale e de Josué era diferente dos demais homens que conviviam com eles. Josué e Calebe enxergavam a vida de forma diferente, enxergavam o deserto de forma diferente, tudo aquilo que estavam vivendo era visto à luz da promessa e do poder de Deus.
O profissional de sucesso entende que para não se deixar abater com o deserto, ele precisa ter um outro sentimento em relação ao mundo e aos desafios, andando como Deus o chamou – como um conquistador. Hoje, seremos renovados por essa palavra e venceremos todo o abatimento que o deserto poderia trazer!

COMO O INIMIGO TENTA NOS ABATER EM MEIO AO DESERTO
1º LUGARFAZENDO COM QUE NOS ENTREGUEMOS AO FALATÓRIO DOS INCRÉDULOS – Boataria do Mercado - Nm 13.32 – Assim, perante os filhos de Israel infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra, pela qual passamos para espiá-la, é terra que devora os seus habitantes; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura.”
2º LUGAR – ATRAVÉS DA OPINIÃO DOS RELIGIOSOS – Estabelecimento de Paradigmas Ultrapassados - Nm 13.27-28 -  “E, dando conta a Moisés, disseram: Fomos à terra a que nos enviaste. Ela, em verdade, mana leite e mel; e este é o seu fruto. Contudo o povo que habita nessa terra é poderoso, e as cidades são fortificadas e mui grandes. Vimos também ali os filhos de Anaque.”
3º LUGAR – QUANDO NOS ASSOCIAMOS COM A DERROTA DOS QUE SE SENTEM INCAPAZES – Sentimento de Falência – Nm 13.31 – Disseram, porém, os homens que subiram com ele: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nos.”

QUEM NÃO SE DEIXA ABATER COM O DESERTO É O PROFISSIONAL QUE:

  1. SABE QUE O DESERTO É UMA HABILITAÇÃO PARA SER CONSTITUÍDO - Js 14.6-13
O profissional de sucesso sabe que o deserto não é para a sua morte, mas é a sua escola. O deserto é morte para quem murmura e agride a Deus. Para os que crêem é uma grande bênção.
No deserto:
  • Deus nos ensina a guerrear;
  • Vivemos milagres;
  • Compreendemos o agir de Deus;
  • Somos marcados; e
  • Aprendemos a suportar e esperar!
No deserto somos habilitados. Ao chegar na terra, Josué era o líder do povo, e Calebe o dono da melhor porção. Se alguém estava habilitado e merecia ter o melhor eram Josué e Calebe. O deserto não é a nossa morte, é a nossa habilitação.

  1. SABE SE RELACIONAR COM DEUS NO DESERTO - Nm 14:6-11
O profissional de sucesso sabe se relacionar com Deus em meio à tribulação. Josué e Calebe permaneceram crendo, confiando, louvando a Deus e assim foram abençoados. Muitos só se relacionam com Deus quando estão num oásis. Mas quem não se deixa abater com o deserto sabe que:
  • Todas as coisas estão debaixo das mãos de Deus – Rom 8:28
  • Deus não permite que eu passe por aquilo que eu não suporte – I Co 10:13
  • Há um propósito em tudo que vivo – Fil 1:6
Nossa revolta não pode ser contra Deus, pois Deus é o nosso ajudador! Nossa luta é contra o Diabo e é contra ele que nós vamos guerrear, e não contra Deus!

  1. TEM AS SUAS MOTIVAÇÕES NA PROMESSA DE DEUS - Lv 20.23-24
Deus não precisa de relatório de espias. Deus não precisa da opinião dos homens. Deus promete e cumpre e tem uma terra preparada para nós. Os espias foram ver a terra para que dentro deles nascesse a motivação e o desejo de possuí-la. Então, muitos não acreditaram, desesperaram o povo, desejaram voltar para trás e desistir... Josué e Calebe não dependiam desses homens, ou seja, a promessa de Deus não dependia desses homens. Um homem que não se abate com o deserto se motiva na promessa, não é contaminado pelos falatórios e independente do que aconteceu ontem, se levanta hoje motivado outra vez. Sabe que as dificuldades do deserto não podem mudar a promessa de Deus.


E QUANDO EU NÃO ME DEIXO ABATER COM O DESERTO, EU VIVO JS 14.6-15:

  1. Passarei pela luta e chegarei à promessa – vitória sobre a concorrência
  2. Não morrerei antes da promessa se cumprir – realização profissional
  3. Terei forças vindas do Espírito Santo para superar todas as batalhas – demandas
  4. Serei constituído para herdar o melhor da terra – lucro; e
  5. Estarei habilitado para vencer gigantes – grandes oligopólios

Declare com fé: Eu profetizo através das minhas palavras e atitudes que nenhum deserto vai me abater, não me deixarei levar nenhuma situação adversa, pois eu sei que o Senhor tem o pão vivo que me traz vida. Ele tem água que me purifica, tem sua nuvem de glória que me protege e o seu fogo que me faz uma labareda em suas mãos para viver todas as suas promessas em nome de Jesus, amém!

Edinei Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário