quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Um Estudo Só Para Pastores e Líderes 
Tipo: Esboços para pregar / Autor: Pr. Carlos Ribeiro


Este estudo não se destina a ser usado como esboço de pregações, pois pode provocar reações indesejáveis e outros efeitos colaterais. O objetivo é edificar os pastores, apresentando técnicas úteis para levar a sua comunidade ao pleno gozo da misericórdia do Senhor.

TEXTO: Jeremias 15.16-20 - “Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR Deus dos Exércitos. Nunca me assentei na assembléia dos zombadores, nem me regozijei; por causa da tua mão me assentei solitário; pois me encheste de indignação. Por que dura a minha dor continuamente, e a minha ferida me dói, e já não admite cura? Serias tu para mim como coisa mentirosa e como águas inconstantes? Portanto assim diz o SENHOR: Se tu voltares, então te trarei, e estarás diante de mim; e se apartares o precioso do vil, serás como a minha boca; tornem-se eles para ti, mas não voltes tu para eles. E eu te porei contra este povo como forte muro de bronze; e pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo para te guardar, para te livrar deles, diz o SENHOR.”

A maioria do pastores sofre como que dores de parto para manter suas igrejas num momento de paz e prosperidade. Quando consegue arrumar um lado, o outro começa a dar problemas, quando acerta o segundo, já é outro. O pobre do pastor vive tentando tapar o sol com a peneira. A causa de todos os problemas á a mistura do precioso com o vil.

O problema da mistura pode ser olhado da perspectiva microscópica, como também da macroscópica. A microscópica é quando olhamos o comportamento de UM indivíduo, que mostra uma pureza extrema dentro da igreja e um comportamento quase devasso em outros ambientes. O olhar macroscópico é quando o pastor olha para a igreja como um TODO, onde alterna momentos de santidade com outros de irreverência. O que importa é que as ferramentas servem tanto para o trato microscópico, como para o macro.

Olhando para o texto de Jeremias15, vemos que o Senhor estava indignado com a conduta do povo. E olhe que eles liam a Palavra, viviam debaixo da lei e tinham experiências ilimitadas com o sobrenatural de Deus. Mas ainda assim tinham que conviver com a ira de Deus.

O fato é que Deus não suporta MISTURA. O Espírito do Senhor é puro, e Ele requer pureza de sua igreja. Mas a grande verdade é que o tempo todo a Igreja é bombardeada com ingredientes impróprios. É a mistura do PRECIOSO com o VIL.

Alguns exemplos podem ser mencionados, mas nunca vão alcançar um milionésimo das possibilidades. Começa pelo “NADA A VER” que á o pretexto da tolerância. Do tipo: “nada a ver assistir programas humorísticos na TV”; ou “nada a ver vestir uma roupinha preta no dia das bruxas”; ou ainda, “nada a ver cumprimentar o oponente na competição de luta-livre com uma saudação em dialeto asiático”; e assim por diante. A mistura vai entrando, vai entrando, e fica tão embaralhada, que já não dá para distinguir entre o precioso e o vil. E quando o pastor tenta mudar, a reação chega a ser quase violenta, causando danos irreparáveis à igreja. Vai ser preciso sabedoria e habilidade administrativa para resolver os problemas. 

É natural que o pastor sinta medo de mexer no vespeiro. Mas a Palavra de Deus, em Jeremias 15.19, pode servir de alento para encorajá-lo a tomar as medidas necessárias: “Portanto assim diz o SENHOR: Se tu voltares, então te trarei, e estarás diante de mim; e se apartares o precioso do vil, serás como a minha boca; tornem-se eles para ti, mas não voltes tu para eles. E eu te porei contra este povo como forte muro de bronze; e pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo para te guardar, para te livrar deles, diz o SENHOR.”

A separação não pode ser feita de maneira abrutalhada a ponto de ferir qualquer uma das ovelhas do rebanho. É preciso o uso das técnicas de separação. Podemos comparar as medidas com os métodos de separação apontados pela própria ciência.

1. CATAÇÃO. É o método mais elementar e simples. Por ser muito trabalhoso, não pode ser aplicado a misturas muito equilibradas. Por exemplo: quando a mulher vai cozinhar o feijão, ela precisa catar as pedrinhas perdidas entre os caroços. Isso acontece porque a proporção de pedras é muito inferior ao número de caroços.

Numa comunidade, a catação pode ser comparada com a conversa individual e o aconselhamento. É um método que deve ser usado permanentemente para impedir que a mistura prospere no meio da comunidade. Algumas vezes é necessário o uso de energia para extirpar o problema.

2. FLUTUAÇÃO. É semelhante ao que as mulheres fazem com o arroz. Colocam todo o arros dentro de uma vasilha de tal forma que a água cubra todo o arroz. Como as “sujeiras” costumam se mais leves do que os próprios grãos, elas tendem a flutuar, sendo despejadas para fora da panela. Na igreja, pode ser comparado com a Palavra de Deus, pregada corretamente, do tipo “doa a quem doer”. A Palavra é comparada na própria bíblia com a água.

3. DECANTAÇÃO. Este é outro método que depende da água. Consiste em “deixar” a substância misturada em repouso. Como a “sujeira” é pesada, ela vai alcançar o fundo do vasilhame. Na igreja, é comparado aos retiros espirituais, onde o pecado é confrontado e não tem para onde escapar senão pelo fundo. Depois que o precioso é separado do vil, inicia-se uma nova vida de paz e felicidade.

4. PENEIRAÇÃO. É usado para tipos diferentes de grãos.  Na Igreja, a peneiração é feita, quando o pastor estabelece critérios firmeis e inadaptáveis para definir suas lideranças. Os líderes precisam saber que a todo tempo são provados pelas peneiras dos critérios. Uma comunidade eficiente é aquela onde as pessoas aprendam a conviver com critérios.

5. FILTRAGEM. É um dos métodos mais comuns. Quando passamos a água pelo coador de café com pó, o resultado é uma bebida deliciosa. Nem sempre o filtrar quer dizer purificar. Na igreja, a filtragem pode ser comparada com a ministração sistemática de Palavra (não falo de pregações, mas o confronto com as verdades bíblicas). Lembramos de João 6.60-68, onde o próprio Senhor Jesus foi forçado a aplicar uma FILTRAGEM: “Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir? Sabendo, pois, Jesus em si mesmo que os seus discípulos murmuravam disto, disse-lhes: Isto escandaliza-vos? Que seria, pois, se vísseis subir o Filho do homem para onde primeiro estava? O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida. Mas há alguns de vós que não crêem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar. E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido. Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele. Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos? Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.”.

6. EVAPORAÇÃO. É o método indicado para as misturas líquidas, onde uma das substâncias evapora em temperatura mais alta do que a outra. Consiste em submeter a mistura ao calor, onde um coletor de gás recupera a substância que evapora primeiro. Na realidade da igreja, o calor é obtido pela freqüência aos cultos de oração. O pecado não resiste à presença de Deus. E pouco a pouco os hábitos malignos vão perdendo o espaço para um comportamento puro e santo na presença de Deus. 

CONCLUSÃO: 

Se depois de tudo, ainda não for possível alcançar uma pureza completa, resta um consolo para aquele que perseverou na luta: Deus guarda para si o método da FUSÃO. Este método só pode ser aplicado por Deus. Como está em 1 Coríntios 3.11-14: “Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.”. Quando, ao final de tudo nos apresentarmos diante de Deus, toda obra passará pela prova do fogo. O que fútil, perene e desprezível vai servir de lenha para alimentar o fogo do inferno. As obras duráveis, sérias e louváveis, essas servirão de medida para o galardão dos conquistadores de Deus.

Por enquanto, o que inporta é que a tua bênção vai ser imediatamente liberada e desbloqueada assim que você consequir incutir na cabeça das tuas ovelhas que vale a pena separa o precioso do vil.

Para encerrar, fique com Malaquias 3.18: “Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve”.



Edinei Sena

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