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SURREALISMO
São Paulo – SP
Junho - 2015
SUMÁRIO
1Introdução............................................................................................................................
2
História do movimento surrealista ....................................................................................
2.1 O surrealismo no Brasil
...............................................................................................
3
Características do surrealismo ..........................................................................................
4
Surrealismo nas diversas
áreas..........................................................................................
4.1 Artes Plásticas
...............................................................................................................
4.2 Literatura
......................................................................................................................
4.3 Cinema
...........................................................................................................................
4.4 Teatro
.............................................................................................................................
5
Principais nomes e obras do surrealismo
..........................................................................
5.1 Salvador Dali
................................................................................................................
5.2
Joan Miró
.....................................................................................................................
5.3
Max Ernst .....................................................................................................................
5.4
René Magritte
...............................................................................................................
6
Conclusão ............................................................................................................................
157 Bibliografia
.........................................................................................................................
1INTRODUÇÃO
O Surrealismo é um
movimento artístico e literário surgido no início da década de XX em Paris,
cujo principal foco é expressar a ausência da realidade humana e as manifestações
do subconsciente.
Este movimento teve
grande impacto mundial incluindo no Brasil, uma vez que artistas brasileiros
utilizavam-se de tendências surrealistas em diversos campos da arte através de elementos do Movimento Modernista.
Trabalharemos nesta
avaliação com todo o processo do surrealismo dentro e fora do Brasil, buscando
seus principais artistas, obras e características.
2HISTÓRIA
DO MOVIMENTO SURREALISTA
O surrealismo foi um movimento artístico
e literário nascido em Paris na década de 1920, inserido no contexto das
vanguardas que viriam a definir o modernismo no período entre as duas Grandes
Guerras Mundiais. Reúne artistas anteriormente ligados ao dadaísmo ganhando
dimensão mundial. Fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas do
psicólogo Sigmund Freud (1856-1939), que mostram a importância do inconsciente
na criatividade do ser humano. O surrealismo enfatiza o papel do inconsciente
na atividade criativa. Um dos seus objetivos foi produzir uma arte que, segundo
o movimento, estava sendo destruída pelo racionalismo. O poeta e crítico André
Breton (1896-1966) era o principal líder e mentor deste movimento.
O
marco de início do surrealismo foi a publicação do Manifesto Surrealista, feito
pelo poeta e psiquiatra francês André Breton, em 1924. Neste manifesto, foram
declarados os principais princípios do movimento surrealista: ausência da
lógica, adoção de uma realidade "maravilhosa" (superior), exaltação
da liberdade de criação, entre outros.
No
manifesto e nos textos escritos posteriores, os surrealistas rejeitam a chamada
ditadura da razão e valores burgueses como pátria, família, religião, trabalho
e honra. Humor, sonho e a contralógica são recursos a serem utilizados para
libertar o homem da existência utilitária. Segundo esta nova ordem, as ideias
de bom gosto e decoro devem ser subvertidas.
Mais
do que um movimento estético, o surrealismo é uma maneira de enxergar o mundo,
uma vanguarda artística que transcende a arte. Busca restaurar os poderes da
imaginação, castrados pelos limites do utilitarismo da sociedade burguesa, e
superar a contradição entre objetividade e subjetividade, tentando consagrar
uma poética da alucinação, de ampliação da consciência. Breton declara no
Primeiro Manifesto sua crença na possibilidade de reduzir dois estados
aparentemente tão contraditórios, sonho e realidade, “a uma espécie de
realidade absoluta, de sobre-realidade [surrealité]”.
Os surrealistas deslizam pelas águas
mágicas da irrealidade, desprezando a realidade concreta e mergulhando na
esfera da absoluta liberdade de expressão, movida pela energia que emana da
psique. Eles almejam alcançar justamente o espaço no qual o Homem se libera de
toda a repressão exercida pela Razão, escapando assim do controle constante do
Ego.
Os adeptos do Surrealismo se valem dos
mesmos instrumentos que a Psicanálise, o método da livre associação e a
investigação profunda dos impulsos oníricos, embora se esforcem para adaptar
este manancial de recursos aos seus próprios fins. Desta forma eles objetivavam
2
retratar o espaço descoberto por Freud
no interior da mente humana, o inconsciente, através da abstração ou de imagens
simbólicas.
Grande parte da estética surrealista
apoia-se na concepção de imagem poética de Pierre Reverdy, segundo a qual a
imagem nasce não da comparação, mas da aproximação entre duas realidades
afastadas. E quanto mais distantes forem as realidades aproximadas, mais forte
será a imagem poética. Reverdy distancia mais ainda o mundo captado pelos
sentidos e o mundo criado pela poesia. Além disso, a linguagem surrealista faz
grande uso de descontextualizações, esvazia-se um significante de seu
significado para atingir novos e inusitados significados. Herança de Arthur
Rimbaud, procuram o desregramento também das relações de significação para a
emersão de uma nova linguagem. Há uma busca da expressão por meio de uma
linguagem não-instrumental e uma associação de liberdade à ruptura do
discursiva.
Este
movimento artístico surge todas as vezes que a imaginação se manifesta
livremente, sem o freio do espírito crítico; o que vale é o impulso psíquico.
Os surrealistas deixam o mundo real para penetrarem no irreal, pois a emoção
mais profunda do ser tem todas as possibilidades de se expressar apenas com a
aproximação do fantástico, no ponto onde a razão humana perde o controle.
O
Surrealismo apresenta relações com o Futurismo e o Dadaísmo. No entanto, se os
dadaístas propunham apenas a destruição, os surrealistas pregavam a destruição
da sociedade em que viviam e a criação de uma nova, a ser organizada em outras
bases.
Os surrealistas pretendiam, dessa forma, atingir uma outra realidade, situada no plano do subconsciente e do inconsciente. A fantasia, os estados de tristeza e melancolia exerceram grande atração sobre os surrealistas, e nesse aspecto eles se aproximam dos românticos, embora sejam muito mais radicais.
Os surrealistas pretendiam, dessa forma, atingir uma outra realidade, situada no plano do subconsciente e do inconsciente. A fantasia, os estados de tristeza e melancolia exerceram grande atração sobre os surrealistas, e nesse aspecto eles se aproximam dos românticos, embora sejam muito mais radicais.
Trajetória:
Em 1929, os surrealistas publicam um
segundo manifesto e editam a revista A Revolução Surrealista. Entre os artistas
ligados ao grupo em épocas variadas estão os escritores franceses, Antonin
Artaud (1896-1948), também dramaturgo, Paul Éluard (1895-1952), Louis Aragon
(1897-1982), Jacques Prévert (1900-1977) e Benjamin Péret (1899-1959,) que
viveu no Brasil. Entre os escultores encontram-se os italianos Alberto
Giacometti (1901-1960), o pintor italiano Vito Campanella (1932), assim como os
pintores espanhóis Salvador Dali (1904-1989), Juan Miró (1893-1983) e Pablo
Picasso, o pintor belga René Magritte (1898-1967), o pintor alemão Max Ernst
(1891-1976) e o cineasta espanhol Luis Buñuel (1900-1983).
Nos anos 30, o movimento
internacionaliza-se e influencia muitas outras tendências, conquistando adeptos
em países da Europa e nas Américas, tendo Breton assinado um manifesto com Leon
Trotski na tentativa de criar um movimento internacional que lutava pela total
liberdade na arte - FIARI: o Manifesto por uma Arte Revolucionária
Independente.
2.1O
SURREALISMO NO BRASIL
No Brasil, o
surrealismo é uma das muitas influências captadas pelo modernismo.
As idéias do
surrealismo foram absorvidas na década de 1920 e 1930 pelo movimento modernista
no Brasil. Podemos observar características surrealistas nas pinturas Nu e
Abaporu de Ismael Nery e da artista Tarsila do Amaral, respectivamente.
O Surrealismo
pregava a revolta contra tudo aquilo que reprimia a liberdade. E nada é mais
livre que os nossos sonhos, nosso subconsciente. Assim, imagens visuais do
subconsciente são usadas sem qualquer intenção de realizar um trabalho
artístico lógico e compreensível. O
subjetivo e o
ilógico acima de tudo.
A influência
dos estudos psicanalíticos de Freud foi bastante nítida. Imagens incongruentes deveriam
aflorar da imaginação. O automatismo psíquico "ditava as regras":
filtros ou qualquer outro tipo
de censura ao inconsciente não eram admitidos. Valorizava-se o sonho,
odevaneio, a loucura. Só com mudanças psicológicas profundas no indivíduo é que
se poderia chegar a uma verdadeira transformação social e política - como
transformação social e política, entenda-se acabar com o capitalismo.
Um
"método" bastante empregado pelos surrealistas foi a "escrita
automática". A escrita automática consistia em escrever tudo aquilo que
vem à mente, sem cortes. As associações de ideias mais obscuras e ilógicas
então apareceriam.
No Brasil, o surrealismo é uma das
muitas influências assimiladas pelo modernismo.
Surrealismo na arte:
O surrealismo destacou-se nas artes,
principalmente por quadros, esculturas ou produções literárias que procuravam
expressar o inconsciente dos artistas, tentando driblar as amarras do
pensamento racional. Entre seus métodos de composição estão a escrita
automática.
Curiosidade:
Como muitos dos primeiros participantes
do surrealismo foram originados do dadaísmo, uma separação enfática entre
surrealismo e dadaísmo na teoria e prática pode ser difícil de ser
estabelecida, apesar das declarações de Andre Breton sobre o assunto não
deixarem dúvidas sobre sua própria claridade sobre suas diferenças. No círculo
académico, esta linha imaginária é diferente entre diferentes historiadores.
As raízes do surrealismo nas artes
visuais tomam características do dadaísmo e do cubismo, assim como da abstração
de Wassily Kandinsky e do expressionismo, assim também como do
pós-impressionismo.
Anos 30:
Salvador Dalí e René Magritte criaram as
mais reconhecidas obras pictórias do movimento. Dalí entrou para o grupo em
1929, e participou do rápido estabelecimento do estilo visual entre 1930 e
1935.
O surrealismo como movimento visual,
tinha encontrado um método: expor a verdade psicológica ao despir objectos
ordinários de sua significância normal, a fim de criar uma imagem que ia além
da organização formal ordinária.
Em 1932, vários pintores surrealistas
produziram obras que foram marcos da evolução da estética do movimento: La Voix
des Airs, de Magritte, é um exemplo deste processo, onde são vistas três
grandes esferas representando sinos pendurados sobre uma paisagem. Outra
paisagem surrealista deste mesmo ano é Palais Promontoire, de Tanguy, com suas
formas líquidas. Formas como estas se tornaram a marca registrada de Dali,
particularmente com sua obra A Persistência da Memória, na qual relógios de
bolso derretem.
A Segunda Guerra Mundial:
Prova ser disruptiva para o surrealismo.
Os artistas continuaram com as suas obras, incluindo Magritte. Muitos membros
do movimento continuaram a corresponder-se e a encontrar-se. Em 1960, Magritte,
Duchamp, Ernst e Man Ray encontraram-se em Paris. Apesar de Dali não se
relacionar mais com Breton, ele não abandonou os seus motivos dos anos 30,
incluindo referências à sua obra "Persistência do Tempo" numa obra
posterior.
O trabalho de Magritte tornou-se mais realista
na sua representação de objetos reais, enquanto mantinha o elemento de
justaposição, como na sua obra Valores Pessoais (1951) e Império da Luz (1954).
Magritte continuou a produzir obras que entraram para o vocabulário artístico,
como Castelo nos Pireneus, que faz uma referência a Voix de 1931, na sua
suspensão sobre a paisagem. Algumas personalidades do movimento Surrealista
foram expulsas e vários destes artistas, como Roberto Mattam continuaram
próximos ao surrealismo como ele mesmo se definiu.
Surrealismo em Portugal
António Domingues, Fernando Azevedo,
António Pedro, Vespeira, Moniz Pereira – Cadavre Exquis, 1948, óleo sobre tela,
150 x 180 cm
Capa proibida pela censura – 1ª
Exposição do Grupo Surrealista de Lisboa, 1949
1ª Exposição dos Surrealistas, 1949
Primeiras
manifestações:
O surrealismo surge nos horizontes
culturais portugueses a partir de 1936, "em experiências literárias
«automáticas» realizadas por António Pedro e alguns amigos"1 . Em 1940 o
mesmo António Pedro expõe com António Dacosta (e Pamela Boden): " A
exposição reunia dezasseis pinturas de Pedro, dez de Dacosta e seis esculturas
abstratas de Pamela Boden [...]. O surrealismo de que se falara até então
vagamente, desde 1924, [...] irrompia nesta exposição, abrindo a pintura nacional
para outros horizontes que ali polemicamente se definiam"2 .
Grupo Surrealista de Lisboa - Os
surrealistas:
Em 1947 Cândido Costa Pinto, que desde
1942 seguia uma linha estética surrealista, contacta, em Paris, com o
recém-organizado Grupo Surrealista; André Breton sugere-lhe a organização de um
grupo idêntico em Portugal. É deste desafio que irá nascer o "Grupo
Surrealista de Lisboa".
"Vespeira, Fernando Azevedo,
António Domingues e João Moniz Pereira, [...] os poetas Mário Cesariny de
Vasconcelos, [...] Alexandre O'Neill e José Augusto França [...] constituiram o
núcleo inicial do movimento aglutinado em Outubro de 1947 e que logo contou com
a colaboração e animação de António Pedro. [...] O primeiro ato do grupo ainda
em formação foi romper com Cândido Costa Pinto"3 , por ter exposto uma
pintura nas salas do SNI.
A primeira e única exposição do grupo
teve lugar em 1949. Participaram António Pedro, António Dacosta, Fernando
Azevedo, Moniz Pereira, Vespeira, Alexandre O'Neill, e José Augusto França,
além de dois Cadavre Exquis de Vespeira e Fernando Azevedo e outro, de grandes
dimensões, de António Domingues, Fernando Azevedo, António Pedro, Vespeira,
Moniz Pereira. A exposição foi motivo de escândalo e alvo de ameaças policiais.
A primeira proposta de capa do catálogo, que pretendia inserir-se na campanha
eleitoral de Norton de Matos (de oposição ao regime de Salazar), foi proibida
pela censura. A iniciativa agitou o meio artístico lisboeta que, no mesmo ano e
no seguinte, teve mais duas exposições da índole semelhante, realizadas por um
grupo dissidente, Os Surrealistas, composto por Mário Cesariny, Cruzeiro
Seixas, Mário-Henrique Leiria, António Maria Lisboa, H. Risques Pereira,
Fernando José Francisco, Pedro Oom, João Artur da Silva, Carlos Eurico da
Costa, Fernando Alves dos Santos, António Paulo Tomaz, "com menor
interesse plástico embora notável proposição poética"4 .
A exposição do Grupo Surrealista de
Lisboa e as restantes, de Os Surrealistas, marcaram o fim do movimento,
"ficando apenas os seus componentes em ações pessoais e isoladas"5 .
Vespeira e Azevedo prosseguiram, ao
longo de 1950 e 1951, uma obra pictórica de qualidade, expondo em 1952 na Casa
Jalco, ao Chiado: "uma exposição de «óleo, fotografia, guache, desenho,
ocultação, colagem, linóleo» constituída por três «Primeiras exposições
Individuais» de Fernando de Azevedo, Fernando de Lemos e Vespeira", e que
os artistas dedicaram ao precursor do movimento, António Pedro6 .
O movimento surrealista nasceu no início
do século XX, em Paris, fruto das teses de Sigmund Freud, criador da
Psicanálise, e do contexto político indefinido que marcou este período,
especialmente a década de 20. O Surrealismo questionava as crenças culturais
então vigentes na Europa, bem como a postura humana, vulnerável frente a uma
realidade cada vez mais difícil de compreender e dominar.
Pintura de Vladimir Kush
Esta escola artística e literária se
insinua no interior dos movimentos de vanguarda modernistas, englobando antigos
adeptos do Dadaísmo – linhagem cultural nascida em Zurique, em 1916, que
primava pela irracionalidade, pela censura a toda atitude moderada e era
marcada por uma descrença total e um negativismo radical.
A teoria freudiana tem um grande peso na
constituição do ideário surrealista, que valoriza acima de tudo o desempenho da
esfera do inconsciente no processo da criação. O surrealismo procura expressar
a ausência de racionalidade humana e as manifestações do subconsciente. Além
dos dadaístas, ele se inspira também na arte metafísica de Giorgio de Chirico.
De acordo com Freud, o homem deve
libertar sua mente da lógica imposta pelos padrões comportamentais e morais
estabelecidos pela sociedade e dar vazão aos sonhos e as informações do
inconsciente. O pai da psicanálise, não segue os valores sociais da burguesia
como, por exemplo, o status, a família e a pátria.
Os surrealistas deslizam pelas águas
mágicas da irrealidade, desprezando a realidade concreta e mergulhando na
esfera da absoluta liberdade de expressão, movida pela energia que emana da
psique. Eles almejam alcançar justamente o espaço no qual o Homem se libera de
toda a repressão exercida pela Razão, escapando assim do controle constante do
Ego.
Os adeptos do Surrealismo se valem dos
mesmos instrumentos que a Psicanálise, o método da livre associação e a
investigação profunda dos impulsos oníricos, embora se esforcem para adaptar
este manancial de recursos aos seus próprios fins. Desta forma eles objetivavam
retratar o espaço descoberto por Freud no interior da mente humana, o
inconsciente, através da abstração ou de imagens simbólicas.
O marco oficial da instituição deste
movimento é o lançamento do Manifesto do Surrealismo, em outubro de 1924, por
André Breton, que também o subscreveu. Este documento tinha o propósito de
criar uma nova expressão artística acessível através do resgate das emoções e
do impulso humano.
A persistência da Memória (Salvador Dali
- 1931)
Isto só seria viável a partir do momento
em que cada ser conquistasse o conhecimento de si mesmo, para então atingir o
momento crítico no qual o interior e o exterior se revelam completamente
coerentes diante da percepção humana. Ao mesmo tempo em que o Surrealismo
pregava, como os dadaístas, a demolição do corpo social, ele propunha a
gestação de uma nova sociedade, sustentada sobre outros alicerces.
O Surrealismo – expressão que foi
apresentada inicialmente pelo poeta cubista Guillaume Apolinaire, em 1917 –
contava em suas fileiras com nomes famosos como os de Max Ernst, René Magritte
e Salvador Dalí, nas artes plásticas; André Breton, no campo da literatura; e
Buñuel, no cinema. Eles lançam, em 1929, o Segundo Manifesto Surrealista,
publicando ao mesmo tempo o periódico O Surrealismo a Serviço da Revolução. Na
década de 30 esta escola se expande e inspira vários outros movimentos, tanto
no continente europeu quanto no americano. No Brasil ela se torna uma das
várias vertentes absorvidas pelo Modernismo.
3CARACTERISTICAS
DO SURREALISMO
As características deste estilo é uma
combinação do representativo, do abstrato, do irreal e do inconsciente. Entre
muitas das suas metodologias estão a colagem e a escrita automática. Segundo os
surrealistas, a arte deve libertar-se das exigências da lógica e da razão e ir
além da consciência quotidiana, procurando expressar o mundo do inconsciente e
dos sonhos.
Uma das principais idéias trabalhadas
pelos surrealistas é a da escrita automática, o impulso criativo artístico se
dá através do fluxo de consciência despejado sobre a obra.
Este movimento possui algumas
características obrigatórias para um quadro poder pertencer a tal movimento,
tais características são:
Exaltação dos valores oníricos;
A realidade é falsa realidade,como o
mundo objetivo é uma decepção permanente;
o
Valoriza a intervenção fantasiosa na
realidade;
o
Ressalta o automatismo contra o domínio
da consciência;
o
As formas da realidade são completamente
abandonadas;
o
Aproximar-se de tudo que fosse
antagônico à lógica e estivesse fora do controle da consciência.
o
Fusão
do sonho com a realidade,numa especie de realidade absoluta denominada supra
realidade;
o
Explorar
o inconsciente, o sonho, a loucura; aproximar-se de tudo que fosse antagônico à
lógica e estivesse fora do controle da consciência;
o
O sonho é consciencia profunda, é esperança e promessa, é automatismo sob o
qual o pintor deixa correr o pincel, o escritor a pena;
o
Em lugar de visão racional, o reconhecimento do irracional;
o
Interesse apenas pelas manifestações do inconsciente, abandonando as do
consciente para adquirir liberdade total,sem a censura do espirito crítico -
sub-consciente;
o
Culto do sonho, do instinto, da nostalgia sistemática;busca desses campos
por meio do alcool, excitantes, entorpecentes,etc;
o
Pintura com elementos surreais;
o
Formas baseadas na fantasia (sonhos, inconsciente);
o
Busca da perfeição do desenho e das cores, dentro da dimensão do
imaginário;
o
Impressão espacial, possuindo ilusões ópticas;
o
Dissociação entre imagens e legendas, conjugadas para construção de cenas
de sonho ou de ironia.
4
SURREALISMO NAS DIVERSAS ÁREAS
4.1
ARTES PLÁSTICAS
Foi
através da pintura que as ideias do surrealismo foram melhor expressadas.
Através da tela e das tintas, os artistas plásticos colocam suas emoções, seu
inconsciente e representavam o mundo concreto.
O
movimento artístico dividiu-se em duas correntes. A primeira, representada
principalmente por Salvador Dalí, trabalha com a distorção e justaposição de
imagens conhecidas. Sua obra mais conhecida neste estilo é A Persistência da
Memória. Nesta obra, aparecem relógios desenhados de tal forma que
parecem estar derretendo.
Os
artistas da segunda corrente libertam a mente e dão vazão ao inconsciente, sem
nenhum controle da razão. Joan Miró e Max Ernst representam muito bem esta
corrente. As telas saem com formas curvas, linhas fluidas e com muitas cores. O
Carnaval de Arlequim e A Cantora Melancólica, são duas pinturas de Miró que
representam muito bem esta vertente do surrealismo.
4.2
LITERATURA
Os
escritores do surrealismo rejeitaram o romance e a poesia em estilos
tradicionais e que representavam os valores sociais da burguesia. As poesias e
textos deste movimento são marcados pela livre associação de idéias, frases
montadas com palavras recortadas de revistas e jornais e muitas imagens e
idéias do inconsciente. O poeta Paul Éluard, autor de Capital daDor e André
Breton, autor de O Amor Louco, Nadja e Os Vasos Comunicantes, são
representantes da literatura surrealista.
4.3
CINEMA
Os
cineastas também quebraram com o tradicionalismo cinematográfico. Demonstram
uma despreocupação total com o enredo e com a história do filme. Os ideais da
burguesia são combatidos e os desejos não racionais afloram. Dois filmes
representativos deste gênero do cinema são Um Cão Andaluz (1928) e L'Âge D'Or
(1930) de Luis Buñuel em parceria com Salvador Dalí.
Filmes surrealistas:
• Entr'acte por René Clair (1924)
• La Coquille et le clergyman por
Germaine Dulac, roteiro de Antonin Artaud (1928)
• L'Étoile de mer por Man Ray (1928)
• Un chien andalou por Luis Buñuel e
Salvador Dalí (1929)
• L'Âge d'Or por Buñuel e Dalí (1930)
• Le sang d'un poète por Jean Cocteau
(1930)
4.4
TEATRO
O
dramaturgo francês AntoninArtaud é o maior representante do surrealismo no
teatro, através de seu teatro da crueldade. Artaud, buscava através de suas
peças teatrais, livrar o espectador das regras impostas pela civilização e
assim despertar o inconsciente da platéia. Um das técnicas usadas pelo
dramaturgo foi unir palco e platéia, durante a realização das peças. No livro O
Teatro e seu duplo, Arnaud demonstra sua teoria.
Sua
obra mais conhecida é Os Cenci de 1935, onde ele conta a vida de uma família
italiana durante a fase do Renascimento.
Nas
décadas de 1940 e 1950, os princípios do surrealismo influenciaram o teatro do
absurdo.
GLauco,
" O surrealismo me fez ver que na
vida há um caminho moral que o homem não pode se recusar a seguir”.
Pintores Surrealistas Raymond Georges
Yves Tanguy (5 de janeiro de 1900 - 15 de janeiro de 1955) foi um pintor
surrealista. Ele nasceu em Paris, França, filho de um capitão da marinha
aposentado. Seus pais eram ambos de origem Breton.
René François Ghislain Magritte ou
simplesmente Magritte, foi um dos surrealistas mais impressionantes que o
planeta Terra teve o prazer de dar moradia. Novamente, tal qual fiz como Dalí,
Ernst e Miró não farei um biografia, já o fizeram (salvo engando, Marcel Paquet
no livro René Magritte - 1898/1967) . “Nenhum objeto é cristalizado com seu
nome assim irrevogavelmente que se não pode encontrar outro que o serve para
melhorar”.
Paul Delvaux foi um pintor nascido em
Antheit, na Bélgica, em 1897 e falecido em Knokke no ano de 1994.
Guillaume Apollinaire (1880 - 1918)
nasceu em Roma, Itália. Mas seria em Paris, França, que faria carreira como
grande poeta e agitador cultural. Escreveu artigos, poemas, contos, romances
eróticos e interessava-se bastante por pintura moderna. O interessante da arte
surrealista é que, apesar de ter “nascido” na França, têm seus maiores
expoentes espalhados pela Europa.
Joan Miró i Ferrà é um desses, nascido
na Espanha, sua arte integra um seleto rol de artistas consagrados por ela.
Suas obras, num primeiro olhar, são as que melhor se encaixam na idéia do total
desapego aos pré-conceitos estéticos produzidos e consagrados até então.
Max Ernst Pode-se dizer que Ernst foi um
dos primeiros pintores surrealistas propriamente dito.
Salvador Dalí Dalí, ele se intitulava a
própria manifestação do surrealismo na Terra, dizia (tal qual o Rei Sol): “O
surrealismo sou eu”. Dalí foi, salvo engano, o único surrealista que se
propagandeava, ou seja, fazia um rebuliço para ser conhecido.
No Brasil, o surrealismo é uma das
muitas influências captadas pelo modernismo.
MESTRES:
Os artistas ligados ao surrealismo, além
de rejeitarem os valores ditados pela burguesia, vão criar obras repletas de
humor, sonhos, utopias e qualquer informação contrária a lógica.
Chagal, Max Ernest, Ives Tanguy, André
Masson, René Magritte, Picasso, Joan Miró e a grande estrela desse movimento:
Salvador Dali.
OBRAS:
1 A Persistência da Memória (1931) – Um
dos quadros mais reproduzidos de Dalí, com seus relógios maleáveis, como se
fossem feitos de cera derretida.
2. Girafa em chamas (1937) – No quadro,
há a presença de imagens recorrentes de Dalí: uma girafa flamejante e o corpo
humano com gavetas entreabertas.
3. Sono (1937) – O sono e o sonho foram temas
caros aos surrealistas e, por extensão, a Salvador Dalí, que o representou
nesta obra como um rosto humano amolecido, sustentado por muletas.
4. A Crucificação de São João da Cruz
(1951) – Obra representativa do período em que o artista passou a pintar
motivos religiosos, após sua ida aos Estados Unidos.
5. A Última Ceia (1955) – Versão
surrealista do quadro clássico de Leonardo da Vinci.
A palavra surrealismo supõe-se ter sido
criada em 1917 pelo poeta Guillaume Apollinaire (1886-1918), jovem artista
ligado ao cubismo, e autor da peça teatral As Mamas de Tirésias (1917),
considerada uma precursora do movimento.
Um dos principais manifestos do
movimento é o Manifesto Surrealista de (1924). Além de Breton, seus
representantes mais conhecidos são Antonin Artaud no teatro, Luis Buñuel no
cinema e Max Ernst, René Magritte e Salvador Dalí no campo das artes plásticas.
Imagens poéticas e significado:
Grande parte da estética surrealista
apoia-se na concepção de imagem poética de Pierre Reverdy, segundo a qual a
imagem nasce não da comparação, mas da aproximação entre duas realidades
afastadas. E quanto mais distantes forem as realidades aproximadas, mais forte
será a imagem poética. Reverdy distancia mais ainda o mundo captado pelos
sentidos e o mundo criado pela poesia. Além disso, a linguagem surrealista faz
grande uso de descontextualizações, esvazia-se um significante de seu
significado para atingir novos e inusitados significados. Herança de Arthur
Rimbaud, procuram o desregramento também das relações de significação para a
emersão de uma nova linguagem. Há uma busca da expressão por meio de uma
linguagem não-instrumental e uma associação de liberdade à ruptura do
discursiva.
5
PRINCIPAIS NOMES E OBRAS DO SURREALISMO
5.1Salvador
Dali
A
Persistência da Memória
A persistência das memórias é uma das
principais obras do movimento surrealista. O quadro pintado por Salvador Dali
em 1931,é uma das de suas mais populares obras, estando exposto no
MuseumofModernArt (MoMa) em Nova York. Tal obra é rica em nuances psicológica e
filosófica, sendo uma tela. complexa, dando margem à diversas interpretações.
Dali utilizava diversas interpretações de sua obra, com o intuito de confundir
os críticos e amantes da arte. Dentre os elementos presentes, podem-se destacar
os relógios derretidos, a criatura bizarra, o litoral vazio e as formigas
rastejantes.
Figura 1 - A Persistência da Memória. DALI,
Salvador. Dimensões: 24 cm x 33 cm. Técnica: Óleo sobre a tela.

Salvador
Dali tem uma vasta lista de obras. Dentre as principais obras de Salvador Dali,
podem ser citadas:
1922 - Cabaret Scene e Night Walking Dreams
1925 - Large Harlequin and Small Bottle of Rum
1926 - Basket of Bread e Girl from Figueres
1927 - Composition with Three Figures e than Blood
1929 - O Grande Masturbador
1929 - Os Primeiros Dias da Primavera
1931 - A Persistência da Memória
1931 - A Velhice de Guilherme Tell
1932 - O Espectro do Sex Appeal,
1932 - O Nascimento dos Desejos Líquidos
1932 - Pão-antropomorfo catalão
1933 - Gala Com Duas Costeletas de
Carneiro em Equilíbrio Sobre o Seu Ombro
1936 - Canibalismo de Outono
1936 - Construção Mole com Feijões
Cozidos
1938 - España 1938
1937 - Metamorfose de Narciso
1937 - Girafa em Chamas
1940 - A Face da Guerra
1943 - Poesia das Américas
1944 - Galarina e Sonho Causado Pelo Voo
de uma Abelha ao Redor de Uma Romã um Segundo Antes de Acordar
1945 - A Cesta do Pão
1946 - A Tentação de Santo Antônio
1949 - Leda Atômica
1949 - Madona de Portlligat.
1951 - Cristo de São João da Cruz
1954 - Crucificação ("Corpus
Hypercubus")
1956 - Natureza-Morta Viva
1958 - Rosa Meditativa
1959 - A Descoberta da América por
Cristóvão Colombo
1970 - Toureiro Alucinógeno
1972 - La ToileDaligram
1976 - Gala Contemplando o Mar
1983 - The Swallow's Tail.
5.2Joan
Miró
O
Carnaval de Alecrim
O carnaval de Alecrim é
uma das obras mais marcantes de Joan Miró. A obra encontra-se em
Ibright-KnoxArtGallery na cidade de Buffalo nos EUA.

Figura 2 - O carnaval do Alecrim. MIRÓ, Joan.
Dimensões: 66 cm × 90 cm. Técnica: Óleo sobre a tela.
As telas de Joan Miró eram marcadas por
traços nítidos e formas sinceras na aparência, porém difíceis de serem
explicada. Miró também se dedicou
Suas principais obras são:
1924
- O Carnaval do Alecrim
1926
- Cão latindo para a luz
1949
- Mulher e pássaros ao amanhecer
1958
- Murais cerâmicos do Sol e da Lua (Sede da UNESCO em Paris).
5.3Max
Ernst
L'Angedu
Foyer ou Le Triomphedusurréalisme
Uma das
características das obras de Ernst são as cores fortes e brilhantes. Em seus
quadros, ele associava imagens de elementos demoníacos e absurdos com outros
eróticos e fabulosos. Juntava de forma irracional esses símbolos para expressar
seu subjetivismo.

Figura 3 - L'Angedu Foyer. ERNST
A obra de Max Ernst tem como características principais
a utilização de diversas
técnicas, materiais e estilos, Ernst pintava em duas ou três dimensões, além de
abordou muito o mundo dos sonhos e da imaginação. Suas principais obras
são:
1920 - Cest. Le
chapeauqui fait l'homme (Este é o chapéu que faz o homem)
1921 - Portrait
d'Éluard (Retrato de Eluard)
1922 - La Chute
de l'Ange (A queda do anjo)
1923 - La
Femmechancelante (Mulher Instável)
1925 -
L'Arméecéleste (O exército celestial)
1925 - La Forêt
(Floresta)
1934 - Une
semaine de bonté (Uma semana de bondade)
1937 -
L'Angedufoye (O anjo da lareira)
1942 -
L'Europeaprèslapluie (A Europa depois da chuva)
1944 - Le
Roijoueavecla reine (O Rei brinca com a Rainha) - escultura
1958 - Après
moi lesommeil (Depois do meu sono) - escultura de 1958
1966 - L'Immortel
(O Importal) - escultura de vidro gigante
1974 - Mon ami
Pierrot (Meu amigo Pierrot)
5.4René
Magritte
A
Traição das Imagens
A Traição das Imagens, que atualmente
encontra-se no Museu de Arte do Condado de Los Angeles (LACMA), é um dos
quadros mais famosos e conhecidos de Max Ernst. Ao selecionar um objeto do
cotidiano e subverter o significado da figura do cachimbo com a frase “Isso não
é um cachimbo”, o artista brinca com o cachimbo e seus muitos significados e
associações. O título da obra muda o significado ou questiona a própria obra.

Figura 4 - A Traição das Imagens. MAGRITTE, René.
Dimensões: 63,5 cm × 93,98 cm. Técnica: Óleo sobre a
tela
As principais obras de René Magritte são:
1926 - O jóquei perdido
1927 - O assassino ameaçado
1928 - O espelho falso
1928 - Os enamorados
1929 - A traição das imagens
1935 - O retrato
1952 - A sala de Audição
1953 - Golconda
1954 - O império das luzes
1955 - Os mistérios do horizonte
1963 - O telescópio
1964 - O filho do homem
1965 - A carta em branco
6
CONCLUSÃO
Depois de realizar a pesquisa sobre o Movimento Surrealista você
pode entender o que foi essa escola artística, conhecer os pensamentos que
levaram a sua origem, seus principais artistas, suas obras e o contexto
histórico que proporcionou o seu surgimento.
Concluimos que o Surrealismo foi um movimento artístico e
literário surgido primeiramente em Paris dos anos 20, inserido no contexto das
vanguardas que viriam a definir o modernismo, reunindo artistas anteriormente
ligados ao Dadaísmo e posteriormente expandido para outros países. Fortemente
influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud (1856-1939), o
surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa. Seus
representantes mais conhecidos são Max Ernst, René Magritte e Salvador Dalí no
campo das artes plásticas, André Breton na literatura e Luis Buñuel no
cinema.Além disso, o surrealismo foi por excelência a corrente artística
moderna da representação do irracional e do subconsciente. Suas origens devem
ser buscadas no dadaísmo e na pintura metafísica de Giorgio De Chirico.
Portanto, este movimento artístico surgiu todas às vezes que a imaginação se
manifesta livremente, sem o freio do espírito crítico, o que vale é o impulso
psíquico. Por fim, os surrealistas deixavam o mundo real para penetrarem no
irreal, pois a emoção mais profunda do ser tem todas as possibilidades de se
expressar apenas com a aproximação do fantástico, no ponto onde a razão humana
perde o controle.
A experiência da criação plástica sobre o tema “o sonho mais
surreal que já tive” cria uma conexão direta com a forma de criação dos
artistas surrealistas, que utilizavam os próprios sonhos como material e
inspiração para suas obras.
A criação do vídeo está relacionada diretamente com a produção
cinematográfica surrealista. Os desenhos dos sonhos servirão como inspiração
para a criação de um roteiro e posteriormente vocês irão experimentar todas as
etapas da uma produção cinematográfica, cuidando das falas, cenário, figurino e
edição.
7
BIBLIOGRAFIA
<http://www.estudopratico.com.br/escritores-e-artistas-do-surrealismo/>.
<http://www.suapesquisa.com/biografias/salvador_dali.htm>
<https://colunastortas.wordpress.com/2014/04/18/joan-miro-vida-e-obra/>.
<http://www.pinturasemtela.com.br/miro-pintor-e-escultor-surrealista-espanhol-e-suas-obras-principais/>
<https://revistateeneducacional.wordpress.com/2011/04/12/analise-de-imagem-a-traicao-das-imagens/>
<http://www.suapesquisa.com/biografias/max_ernst.htm>
(Retirado do jornal O Globo, 19/08/2001)
Figuras
Figura
1.:<http://livreopiniao.com/2014/01/23/a-persistencia-da-memoria-25-anos-sem-salvador-dali/>
Figura 2. O Globo.:<
http://noblat.oglobo.globo.com/noticias/noticia/2008/02/pintura-carnaval-do-arlequim-de-joan-miro-88784.html>
Figura3.Obvious
:<http://lounge.obviousmag.org/por_tras_do_espelho/2013/04/a-arte-do-delirio-de-max-ernst.html>
Edinei Sena
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