terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Newspaper Weekly TV 2016 - Edinei Sena - Veiculos de Comunicação

Veículos de Comunicação
Publieditorial
Imprensa Oficial em tempos de revolução digital


A transmissão de informações contábeis e fiscais pela ­Internet vem ganhando espaço nas transações entre empresas e nas relações com o governo. A estimativa para este ano gira em torno de  R$ 3 bilhões para o mercado de certificação digital. O documento eletrônico, com validade jurídica e reconhecida pelo Banco Central, permite realizar operações on-line com toda segurança, facilitando e agilizando processos em todos os níveis.

Entre as empresas certificadoras autorizadas pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, está a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que desde 2001 desempenha papel pioneiro na utilização da tecnologia de certificação digital na admi­nistração pública.

Mais conhecida pela qualidade de seus lançamentos literários, pelos prêmios recebidos na área editorial e pela publicação de documentos oficiais do Estado, a Imprensa Oficial tem uma atuação respeitada na área digital, hospeda sites como o do governo do Estado, além do próprio portal da empresa, que em 2009 superou a marca de 15 milhões de acessos.

A Imprensa Oficial é a autoridade certificadora oficial do Governo do Estado e responsável pela implantação da tecnologia em autarquias, órgãos governamentais e entidades de classe como o Ministério Público do Estado de São Paulo, Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Defensoria Pública, Junta Comercial, São Paulo Previdência, Fundação Memória e Arquivo de Santos e outros.

A digitalização e o gerenciamento eletrônico de documentos e armazenagem são instrumentos que ampliam a competitividade e proporcionam redução de custos e otimização de prazos nos processos de governo, terminando com os problemas da distância física, das fraudes e falsificações.

Neste mês a Imprensa Oficial entregou a solução on-line desenvolvida especialmente para a Junta Comercial do Estado de São Paulo. A ­Jucesp OnLine permite que qualquer pessoa pesquise dados sobre as cinco milhões de empresas comerciais do Estado e o histórico resumido de cada uma delas, conhecido como Ficha de Breve Relato.

Os documentos emitidos pela Junta Comercial, gerados em PDF, serão certificados e assinados digitalmente pelo ICP-Brasil, o que garante a integridade e a origem. Além disso, há um sistema de georreferenciamento capaz de buscar estabelecimentos comerciais por regiões.

O presidente da Imprensa Oficial do Estado, Hubert Alquéres, conta  que a iniciativa integra o esforço da Imprensa Oficial paulista em democratizar o acesso às informações de interesse público, já consolidado com outros serviços como a digitalização e acesso gratuito como o Diário Oficial e os downloads gratuitos de títulos da Coleção Aplauso.

"Essa área vai crescer muito mais e teremos muitas novidades pela frente. A transparência está na raiz da democracia e dispor informações e facilitar o acesso a todo o cidadão é obrigação de governos e instituições públicas", defende.

Diário Oficial On Line
Em uma ação inédita, a Imprensa Oficial abriu mais de um século de  Diário Oficial - desde a primeira edição, de 1891 - para acesso gratuito pela Internet, com a possibilidade de  autenticação digital, também  gratuita, das páginas escolhidas. São 119 anos de história e mais de 7 milhões de arquivos eletrônicos para serem pesquisados.

O Diário Oficial nasceu para documentar os atos dos três poderes do governo paulista, uma prática de transparência que encurtou a distância entre o cidadão e o Estado e oferece um rico registro da história política de São Paulo. Temas econômicos também são tratados pelo Diário Oficial, que traz atas, balanços e editais que as companhias de capital aberto publicam, tornando mais claras e acessíveis as demonstrações financeiras destas empresas.
 

Qualquer cidadão pode acompanhar a vida econômica e social do Estado de São Paulo. As informações, decretos, documentos, reproduções e ações que motivaram e motivam mudanças substanciais não só no Estado, mas também no país, estão mais próximas da sociedade.

Desde a implantação do acesso gratuito ao Diário Oficial na internet, em outubro de 2008, o número de visitas ao portal DO.online não parou de crescer. Em 2009 foram 15,9 milhões de acessos - contra 10,5 milhões em 2008 - um salto de 51%, o melhor resultado obtido desde a criação do site da Imprensa Oficial em 1997. Só no mês de janeiro de 2010 foram cerca de dois milhões de visitas.

Sistemas de busca
A digitalização dos 119 anos de Diário Oficial e sua publicação na internet para consultas gratuitas iniciou um processo intenso de mudanças na produção do jornal. Em 2009, começou a circular o Caderno Empresarial 2, para atender à demanda provocada pela publicação de balanços. Para ampliar o nível de segurança no envio de matérias ao D.O, publicadas sempre a partir do original recebido, a empresa iniciou a implantação do PubNet2. Também entrou em operação o sistema P Series, que incorpora a automação do banco de dados e paginação e oferece mais agilidade e segurança no processo produtivo, além de preparar o Diário Oficial para atender a diversas mídias.

O portal
 www.imprensaoficial.com.br oferece diferentes mecanismos de busca que viabilizam a pesquisa de palavras em todo o acervo, com mais de 16 milhões de arquivos eletrônicos. A busca por palavra-chave implantada em outubro de 2008 está disponível para as edições publicadas a partir de 2001.

A plataforma de buscas utilizada nos produtos da Imprensa Oficial é a FAST-ESP (Enterprise Search ­Platform). Dispõe de recursos linguísticos avançados, como a utilização de dicionários, que permitem associar sinônimos de termos e busca fonética, capaz de converter as palavras para grupos de fonemas, para facilitar a localização de termos com mudança de grafia (como "pharmácia") ou grafadas incorretamente por engano, além de variações de idioma (como "Brazil").

A digitalização de todo o acervo do Diário Oficial e a instalação de mecanismos de busca exigiu um projeto ousado, com investimentos de R$ 9 milhões. Os 119 anos da publicação inicial resultaram em um colossal conjunto de 10 milhões de páginas e microfilmes digitalizados, num total de 1126 gigabytes de informações.

Segurança
Como autoridade certificadora, a Imprensa Oficial mantém uma sala cofre com todas as especificações para garantir a segurança e o sigilo das informações. Dotada de tecnologia avançada e sofisticados dispositivos de segurança, a sala é à prova de fogo, água, fumaça, vazamentos, roubo, explosão, gases corrosivos e pulso eletromagnético.

A Imprensa Oficial atende cerca de 3.500 publicantes em todo o Estado de São Paulo. São empresas privadas, mistas e públicas, além de órgãos governamentais, que veiculam balanços, editais de licitação, atos normativos e de interesse geral no Diário Oficial - seja na versão tradicional em papel, seja na versão on line. O envio do material é feito via internet pelo sistema de transmissão de dados denominado PubNet. O sistema garante o transporte dos arquivos eletrônicos à Imprensa Oficial por meio de um canal criptografado, que impede a alteração da informação. Para completar a segurança na transmissão de dados, a tecnologia de certificação digital garante a autenticidade dos documentos.

Quando são recebidos, os arquivos com os documentos para publicação ficam no servidor situado no Data Center da empresa - espaço de máxima segurança, cujo acesso físico é controlado por dispositivos biométricos que identificam as impressões digitais de empregados previamente autorizados. O Data Center da Imprensa Oficial foi o segundo no país a obter a Certificação ABNT, que garante os mais elevados níveis de proteção.

A inviolabilidade dos arquivos também é assegurada por sofisticados ­softwares de ­firewall, antivírus e equipamentos que monitoram a segurança interna. Um servidor reserva está disponível em caso de pane no principal e dois geradores garantem a continuidade do trabalho mesmo que falte energia elétrica. Toda esta tecnologia é fundamental para que o Diário Oficial ofereça informações com rapidez e segurança à população.
 

Coleção Aplauso
A editora tem um catálogo de cerca de 650 títulos e só em 2009 foram editados 89 no total, dos quais 28 em coedição com as principias editoras universitárias e instituições de interesse público. Centenas de exemplares foram doados para bibliotecas públicas.

A Coleção Aplauso é um dos destaques da editora. São mais de 200 títulos desde os primeiros lançamentos, em 2004, até os mais recentes como Célia Helena - Uma atriz visceral, Sérgio Ricardo - Canto Vadio e Fernanda Montenegro - A defesa do mistério. Desses, 176 títulos podem ser acessados gratuitamente pela Internet. Com roteiros, peças, histórias de emissoras de tevê e biografias de artistas, cineastas e dramaturgos, os títulos estão também disponíveis para download  gratuito. Basta acessar o site 
 www.imprensaoficial.com.br/colecaoaplauso.

No site o leitor encontrará as biografias de Raul Cortez (Prêmio Jabuti), Tônia Carrero, Mazzaropi, Alcides Nogueira, Carlos Reinchenbach, Fernando Meirelles, Carlos Zara, Gianfrancesco Guarnieri, Beatriz Segall, Eva Todor, Walmor Chagas, Eva Wilma, Jonas Bloch, Jorge Loredo, José Renato, Leonardo Villar; roteiros como O caçador de diamantes, Estômago, Feliz Natal, O Céu de Suely, O ano em que meus pais saíram de férias entre outros e peças de dramaturgos consagrados: Sérgio Roveri, Samir Yazbek, José Saffioti Filho. A coleção Aplauso publicou e estão disponíveis no site ainda as histórias das tevês Tupi, Excelsior, Gazeta e Manchete.

O interesse da Imprensa Oficial em publicar determinadas obras ultrapassa os objetivos comerciais e a direção avalia a contribuição de cada livro para a divulgação da história do país. Em 2009, por exemplo, o lançamento da obra Dossiê Ditadura: mortos e desaparecidos políticos no Brasil (1964-1985), revelou um importante documento histórico com mais de 700 páginas onde são nomeadas e biografadas todas as vítimas da ditadura militar. O livro é fruto de uma parceria entre Imprensa Oficial, Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos e Instituto de Estudos sobre a Violência do Estado.

Retratos da Leitura
Também para download gratuito à disposição dos internautas está o livro "Retratos da Leitura", coordenado pelo jornalista Galeno Amorim e editado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo em parceria com o Instituto Pró-Livro. O endereço é www.imprensaoficial.com.br/ retratosdaleitura.
 
Dividido em 11 capítulos, o livro reúne os resultados mais expressivos do estudo, realizado pelo Instituto Pró-Livro, sobre os hábitos de leitura do brasileiro. Traz ainda artigos de escritores, pesquisadores e pessoas comprometidas com o avanço da leitura no País, como o escritor Moacyr Scliar, que escreveu sobre o valor simbólico do ato de ler.

Prêmios
 
Nos últimos anos a Imprensa Oficial tem recebido vários prêmios tanto na área editorial como na área de serviços gráficos e tecnológicos. Merecem destaque em 2009 o Premier Print Awards, concedido pela Printing Industry of América; o Prêmio Pini de Excelência Gráfica e as três estatuetas do Jabuti. Duas produções da Imprensa Oficial ganharam nos últimos dois anos o título de Livro do Ano, mais disputado prêmio literário brasileiro, concedido pela Câmara Brasileira do Livro: Resmungos, de Ferreira Gullar em 2008 e Monteiro Lobato livro a livro - Obra infantil em 2009, de Marisa Lajolo e João Luís Ceccantini. São 39 estatuetas do Prêmio Jabuti, o mais importante e tradicional prêmio literário do país, dos quais 20 conquistados só nos últimos seis anos.

Ousadia e transparência valeram à empresa em 2009 o Prêmio Governador Mario Covas na categoria Inovação em Gestão Pública pelo Projeto DO.online, que disponibiliza gratuitamente na internet todo o acervo do Diário Oficial. Ainda na área de tecnologia, a digitalização de todas as leis do poder legislativo paulista recebeu o prêmio Pioneiro do Ano em Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), concedido pelo Centro Nacional da Gestão da Informação.

A gráfica conquistou grandes vitórias em 2009: três certificados de mérito Premier Print Awards, concedidos pela Printing Industry of America, pelo Calendário de parede - fotógrafos franceses no Brasil e os livros Um olhar sobre a cidade e Palavras sem fronteiras, e o Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini - com menção honrosa para o livro Mapas de um mundo e Excelência Gráfica para o livro 100 anos da Academia Paulista de Letras. A empresa recebeu ainda a medalha e o diploma Alexandre de Gusmão por seus trabalhos editoriais e institucionais.

As Livrarias
Para divulgar seus títulos e conseguir uma aproximação maior com os leitores, a Imprensa Oficial investiu em livrarias próprias. São sete unidades: na Mooca (Zona Leste), Casa das Rosas (avenida Paulista), Museu da Língua Portuguesa (Praça da Luz), XV de Novembro, Museu da Imagem e do Som e no Poupatempo de Ribeirão Preto, na região Noroeste do Estado.

Os leitores podem também adquirir os livros pela internet. Basta visitar o portal
www.imprensaoficial.com.br/ livraria, onde estão à disposição todos os títulos do catálogo. A compra é feita com total segurança
Edinei Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário