Documentario
Cair na Unção do Espirito
Introdução
O “Cair na Espirito”, “Cair na unção do Espirito Santo”, ou ainda “Fanerose”, é uma manifestação que tem causado controvérsias e divergências nos últimos dias, por isso, estamos apresentando este documento que visa o esclarecimento através de verdades Bíblicas, mostrando que esta manifestação é uma manifestação genuína do Espirito Santo de DEUS.
1 O termo
O termo “fanerose” não consta do Novo Dicionario Aurélio, constando somente os termos:
-faner(o) (do gr. Phanerós, à, ón) El. Comp. = visível, aparente, fanerocarpo, faneranto.
-fanerocarpo (De faner(o) + carpo) Adj. Morfol. Veg. = cujos frutos são aparentes.
-faneranto (De faner(o) + anto) Adj. Morfol. Veg. = que tem flores conspícuas.
Os dois últimos termos se referem a morfologia vegetal. Poderíamos na analise destes termos, e levando-se em consideração o sentido figurativo dessas expressões, entender que a chamada “fanerose” seria uma manifestação visível, aparente, de algo que aconteceu de forma sobrenatural. Se partíssemos para uma análise dos termos usados com relação aos vegetais, teríamos o entendimento de “fruto aparente” ou “flor conspícua que dá na vista, visível, notável, eminente, distinta, ilustre, séria, grave, respeitável”. Portanto, o termo em si, não é nada depreciativo, e somente confirma o fato de que essa manifestação sobrenatural do Espirito Santo é algo sumamente respeitável.
A palavra “ekstasis” significa basicamente que a pessoa foi trazida para fora de sua rotina e cosmovisão normal, mediante o impacto de um poder ou experiência fora de si própria. Isto pode acontecer pelo Poder de DEUS (Novo Dicionario Internacional de Teologia do Novo Testamento).
2 Bases Bíblicas
-I Sm 19.21:24 Saul diante dos profetas em Ramá, quando perseguia a Davi, esteve por terra um dia e uma noite, profetizando, a ponto de todos perguntarem: “Está também Saul entre os profetas?”
-Dn 10.8:9 Daniel após jejuar por 21 dias, recebe a visitação do Anjo do Senhor e declara que não restou forças nele, e caiu por terra naquele momento da manifestação do Poder de DEUS.
-Mt 17.1:8 Na transfiguração, Tiago, Pedro e João ao ouvirem a voz de DEUS, caem por terra atemorizados pela presença poderosa do Senhor ali.
-Jo 18.4:7 Os guardas que foram prender a Jesus dizendo que ele era aquele a quem procuravam, a Bíblia nos diz que recuaram e caíram por terra, não endemoniados, mas impactados pelo poder do Espirito que estava em Jesus.
-At 9.1:5 O apóstolo Paulo, a caminho de Damasco, tem um encontro com Jesus, e naquele momento da manifestação do Poder de DEUS cai por terra.
-I Re 8.10:11 Na consagração do Templo de Salomão, os Sacerdotes saem do Templo pois não podiam ter-se em pé ali. (João Ferreira de Almeida – Edição Contemporânea).
-Nm 24.1:4 Vindo sobre Balaão presença do Espirito de DEUS, cai em êxtase. (João Ferreira de Almeida – Edição Contemporânea).
-Ap 1.17 João na visão do Filho do Homem, cai a seus pés desacordado.
-Ez 1.28 Ezequiel vendo a semelhança da Gloria do Senhor, cai com o rosto em terra.
-Ez 3.23 Da mesma forma, diante da Glória do Senhor mais uma vez, Ezequiel cai sobre o seu rosto.
3 O que é cair na Unção do Espirito Santo?
Cair no Espirito ou Cair na Unção do Espirito é a exteriorização da manifestação do Espirito em nossas vidas. Quando somos visitados pelo poder de DEUS, quando a Gloria do Senhor se manifesta em nós este fenômeno acontece. O cair no Espirito não é a única condição de benção em nós, o fato de não cair não significa a ausência da visitação do Espirito, nem tampouco a falta da bênção de DEUS. A manifestação do Espirito é dada a cada um segundo a liberdade que damos ao mover do Espirito, à nossa fé e porque não dizer também ao entendimento que gera habilitação e acolhe a manifestação do Espirito Santo de DEUS.
A experiencia de cair na unção do Espirito é uma experiencia poderosa e temos presenciado curas e milagres de DEUS. Na vida de inúmeras pessoas que tem sido visitadas pelo poder de DEUS, assim como aconteceu com tantos homens de DEUS que são relatados na palavra, tem acontecido também em nossos dias.
4 O discernimento
Em I Co 2.14:15, o apóstolo Paulo nos fala a respeito do discernimento, dizendo que o homem espiritual discerne todas as coisas. Existem pessoas que caem na carne, fingindo uma manifestação que não aconteceu na realidade, fruto da deformação e da carência de algumas pessoas enfermas em seus sentimentos, existem ainda pessoas que caem endemoniadas como foi em Lucas 9.37:43, neste tipo de manifestação vemos a perda da razão, a contradição aos valores da palavra, a negação do senhorio de Jesus Cristo e ainda a humilhação daqueles que sofrem tais manifestações além, é claro, de podermos discernir a presença demoníaca. Dizer que quando alguém cai, sempre cai endemoniado é no minimo falta de discernimento, sem contar a falta de conhecimento das bases bíblicas e de todas as implicações envolvidas neste tipo de manifestação, sem contar que não existe biblicamente base para se afirmar que todos que caem, caem endemoniados.
Em I Co 14.20, o apóstolo Paulo exorta aos corintios que sejam meninos na malicia e adultos no entendimento, tratando assuntos espirituais como espirituais e adultos no entendidos, não manipulando palavras e situações por interesse próprio não sendo infantis e inconsequentes em suas atitudes e ações e nem maliciosos e tendenciosos em suas posições. O que temos visto em nossos dias é exatamente este tipo de posicionamento.
5 Blasfêmia
Em Mt 12.22:32, Jesus nos mostra o que é blasfemar contra o Espirito Santo, um pecado sem perdão. Os fariseus diziam que Jesus expulsava demônios por Belzebu maioral dos demônios, ou seja, diziam que a obra de Jesus, a obra do Espirito era obra do diabo, em outras palavras, chamaram o Espirito Santo de DEUS de demônio, associaram a obra do espirito que é uma obra de amor, liberdade e benção, à obra suja e maldita do diabo.
Dizer que quem cai na Unção do Espirito está endemoniado é blasfêmia, que não discerne o mover do Espirito não pode proferir palavras neste nível de gravidade, pois estarão sob a pena descrita por Jesus neste texto.
Cair na Unção do Espirito é bíblico, É genuíno do Espirito Santo, É benção de DEUS nas Nossas vidas de hoje!
Edinei Sena
Nenhum comentário:
Postar um comentário