quinta-feira, 9 de agosto de 2012


Questionário Expositivo de Situações do Dia a Dia
Relação Interpessoal

1 – Um casal de namorados, que tem ministério na Igreja, tem um envolvimento ilícito (transam), e conta ao pastor, o que fazer?
A- Procura afastá-los do ministério, porque se eles confessaram querem ser tratados.
B- Afasta por um tempo determinado, até ter a certeza da posição deles.
C- Não afasta, mas os traz para próximo, para acompanhá-los?

2 – Em um aconselhamento Pastoral, uma mulher casada, se declara para o pastor, afim de seduzi-lo, o que fazer?

3 – Uma adolescente da Igreja, engravidou e os pais não são crentes; O pai obriga o casamento para limpar a honra da filha, o que fazer?
A- Namorado crente
B- Namorado incrédulo

4 – O Líder de equipe, informa que o oficial, não quer se entregar por inteiro na obra, e se mostra rebelde ao ministério, manifestando o desejo de se afastar da Igreja, o que fazer?

5 – Um diácono procura o Pastor para confessar que, há 5 anos atras ele teve um envolvimento com uma mulher fora do casamento; E foi tocado pela ministração de cura interior coletiva e também pela palavra de Domingo. Vindo pedir perdão para o Pastor, ele se diz arrependido do erro, o que fazer?
A- Liberar perdão ou contar a sua esposa, trazendo os dois para um aconselhamento com cura interior e libertação?
B- Se o Pastor descobrir que o caso foi recente?
C- Se o Pastor descobrir que foi um ato homossexual?

6 – O oficial pede a benção para sair do ministério, o que fazer?

Resposta pelo Editor do questionário (Opinião do Autor)

R1 – Em primeiro Lugar tem de ser visto pelo Pastor a intenção real do casal; Se foi uma queda da carne ou se é algo que acontece com frequência.
Afastando do ministério que eles exercem para preservar não só a santidade do ministério como a vida dos mesmo por ser uma brecha.
Aconselhá-los a frear os impulsos e acompanhá-los mais de perto, os trazendo para seu discipulado pessoal, sem expor para Igreja de forma que seja um afastamento de “remanejamento”.

R2 – Confrontar o sentimento que ela diz ter pelo Pastor, contra ele mesmo, salientando que este sentimento não vem de DEUS, mas vem para querer destruir a família; Que assim como ela tem uma família o Pastor também tem, e que ela não vai conseguir nada.
Que o coração do Homem é enganoso e tentar trazer a cura, pois pode ser um espirito de Jezabel.

R3 – Verificar se realmente eles se gostam a ponto de se unir em matrimonio e se casarem independente do desejo do Pai da moça, mostrando a este Pai que talvez essa seja a pior das decisões e que talvez não seja o ideal para criança, pois a imaturidade pode não levar a um lar cristão e solido para formação de uma criança;
Pois eles podem acabar em eternas brigas e separações futuras.
Se o caso não for para uma união dos jovens, que o rapaz assuma sua responsabilidade Legal pagando a pensão alimentícia a que deve.

R4 – Não podemos afastá-lo, mas sim abençoá-lo, ensinando a visão; Acompanhar, procurando saber o porque ele não quer ser submisso, mostrando a importância da obediência.
Que a Igreja não é minha mas sim do Senhor.

R5 – Liberar perdão sobre sua vida;
Encaminhá-lo para uma cura individual, não contando para sua esposa, porque alem de ser um processo de cura, seria uma fofoca.
E acompanhar o caso de perto trazendo também a responsabilidade de afastá-lo de forma, que não levante suspeita para tratá-lo, não só em seu caráter mas também no desejo de servir a DEUS; Pois aquele que quer servir a DEUS com todo coração, procura incessante uma vida no altar sem pecado.
Em ambos os casos de se for recente ou homossexual, é afastá-lo e partir para cura interior sem expor sua esposa pois tem que partir dele, já que ele reconheceu e veio pedir perdão.

R6 – Pode ser uma pessoa doente espiritual, ou um oficial problema;
Mas em ambos os casos, deve-se verificar se realmente DEUS falou com ele, pois não podemos discutir com DEUS, e depois ver se for por motivos ministeriais ou ate de relacionamento interpessoal, buscar um confronto e um cura para as partes.
Se for o caso da saída do mesmo, com a liberação do Sacerdote, será emitido o histórico e sua ficha cadastral, para que ele de frutos aonde DEUS o colocar.
A rebeldia se quebra com amor em CRISTO e ensinando, o intensive a fazer cursos e reciclagens os quais seja “presente na vida dele”.

Edinei Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário