Estudo
Ministério Apostólico
Os apóstolos foram somente os doze escolhidos por Jesus? Existiam outros? Este ministério não se extinguiu?
Na verdade, muitas pessoas crêem que o ministério apostólico se acabou, dizendo que os apóstolos foram somente doze e que não houveram outros. Estes ensinamentos não condiz com as escrituras, o Catolicismo Romano, em suas doutrinas, encerrou o ministério apostólico desta forma.
Muitos cristãos, sem base, tem enveredado por este caminho e tomado para si este ensinamento, abafando assim uma unção ministerial essencial para a edificação do corpo.
Segundo Efésios 4.11, “DEUS deu uns para Apóstolos...”, “...visando a edificação do corpo”. As unções ministeriais, sejam elas quais forem, são dadas por DEUS com o proposito de trazer edificação para o corpo de Cristo e estabelecer de forma ordenada um derramar do Espirito sobre a Igreja.
Se Jesus estabeleceu apóstolos para bênção e condução da Igreja primitiva, é porque a função espiritual dos apóstolos era importante para a Igreja.
Jesus foi o mestre e ensinou aos apóstolos como serem prosseguidores de sua obra, e disse a eles: “Ide, fazei discípulos...”, ou seja, assim como eu fui vosso mestre, vocês serão mestres de outros. Isso fica claro em Atos 11.26, quando os discípulos foram pela primeira vez chamados de cristãos, pois se pareciam com Cristo, manifestavam a mesma unção em sinais, prodígios e maravilhas, e muitos seguidores (discípulos) vieram após eles.
Podemos notar em toda a palavra que o Senhor estabeleceu uma coerência na formação de homens de DEUS: Os Profetas tinham discípulos; Os Sacerdotes tinham seus filhos que , como discípulos, aprendiam o oficio Sacerdotal; Os Reis, da mesma forma, tinham seus filhos que os sucediam; Jesus teve seus apóstolos; E estes, da mesma forma, dariam prosseguimento a esta lógica de formação.
Uma sucessão apostólica que garante o prosseguimento da unção do Espirito sobre a Igreja. Um ministério tão importante assim jamais poderia se extinguir, mesmo porque não há nada na palavra que possa dar base ao desaparecimento do ministério apostólico, alias, temos o contrario, a citação de outros apóstolos.
Você pensava que os apóstolos eram só os doze? Então conheça estes: Atos 1.15:26 13º Matias, 14º Romanos 1.1 Paulo, 16º I Tessalonicenses 1.1 e 2.7 Silvano, 17º I Tessalonicenses 1.1 e 2.7 Timóteo, 18º Gálatas 1.19Tiago Irmão de Jesus, 19º I Corintios 4.1:6 e 9 Apolo, 20º Filipenses 2.25 Epafrodito, 21º II Corintios 8.23:24 Tito, Outros foram chamados mensageiros, que no grego significa apóstolos.
Como podemos notar, o ministério apostólico foi desenvolvido na Igreja primitiva, pois é uma visão bíblica e uma ministerial para os dias de hoje.
Esperamos em DEUS que haja um despertamento para essa verdade, e que possamos ter muitos apóstolos, segundo um chamado de DEUS para Igreja no Brasil e no Mundo.
Edinei Sena
Nenhum comentário:
Postar um comentário