sábado, 3 de novembro de 2012

Líderes qualificados Igreja Santificada

Estudo Nº 4:

LÍDERES BEM EQUILIBRADOS
Sob este título, estudaremos as virtudes relacionadas com o equilíbrio emocional e temperamental tanto dos líderes como dos demais cristãos.
"Temperante" 
I Tm 3.2.
Ver também I Tm 3.11 e Tt 2.2.
O indivíduo temperante tem uma perspectiva clara eprofunda da vida; seus prazeres não são primariamente os dos sentidos, mas, sim, os da alma; não
se dá aexcessos (na alimentação, no trabalho, na doutrina), mas é moderado, equilibrado e cuidadoso. Esta virtuderelaciona-se com os gostos e hábitos físicos, morais e mentais.
Ver Fl 4.5.
"Sóbrio" 
I Tm 3.2; Tt 1.8.
A palavra grega, que nestas passagens é traduzida por "sóbrio" , aparece em Tt2.2,5 e é traduzida por "sensato".
Também pode significar "prudente".
Talvez o melhor comentário sobre oque Paulo tinha em mente se encontra em Rm 12.3.
O apóstolo queria instruir os cristãos a fazerem umaavaliação mais "sóbria", "sensata" ou "prudente" de si mesmos em relação a Deus e aos outros cristãos.
Ver Rm 12.4-8; 1 Co 12.14-27.
Nas igrejas de Roma e de Corinto, havia crentes que tinham uma opiniãodemasiadamente elevada acerca de seus respectivos dons espirituais e posição no corpo de Cristo.
Conseqüentemente, Pauto teve de escrever-lhes: "digo a coda um dentre vós que não pense de si mesmoalém do que convém, antes, pense com moderação..." 
(Rm 12.3). As pessoas sóbrias são necessariamente humildes.
Elas têm uma opinião equilibrada a seu próprio respeito. Estão cônscias de que tudo o que têm(dons, habilidades, posses, etc.) vem de Deus.
Sem Ele, não são nada (Jo 15.4).Todavia, esta virtude
não significa fraqueza.
Ter uma perspectiva adequada do nosso lugar dentroda família de Deus e reconhecer que não somos nada sem Cristo, não significa que devemos ser tímidos,retraídos, sem auto-estima,sentindo-nos incapazes. Timóteo, ao que parece, tinha problemas neste setor.
Paulo escreveu-lhe:"...teadmoesto que reavives o dom de Deus, que há em ti...
Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia,mas de poder, de amor e de moderação.
Não te envergonhes, portanto... " 
(II Tm 1.6-8).
E "ninguémdespreze a tua mocidade... " 
(I Tm 4.12).
As pessoas, mesmo crentes, freqüentemente vão a dois extremos.
Ou se consideram um fracasso outêm uma opinião
exagerada
de si mesmas. Precisamos saber que tudo o que somos e temos provém deDeus, graciosamente. Por outro lado, devemos reconhecer e usar os recursos materiais, os talentos naturaise os dons espirituais que Deus nos tem dado e com eles fazer grandes façanhas para Deus (II Co 3.4-6a; Fl4.13).
"Modéstia" 
I Tm 3.2.
No original grego, o termo significa "bem comportado", "respeitável', "ordeiro" ou "bem organizado".
Paulo está dizendo aqui que o líder da igreja deve ter uma vida bem organizada, tanto no quediz respeito à moral interior como no que se refere à conduta exterior. Pensamentos e conceitos organizados,arrumados e limpos; vestimenta, calçado, cabelo, barba, casa, jardim, mesa de trabalho, carro, tudo bemtratado e com boa aparência.
Paulo usa a mesma palavra quando fala da maneira como as mulheres devemse vestir (I Tm 2.9-10).
A forma verbal dessa palavra é ainda mais esclarecedora.
Aparece em Mt 12.44 (casa varrida eornamentada), Mt 23.29 (túmulo adornado), Mt 25.7 (lâmpadas preparadas), Lc 21.5 (templo ornado de belaspedras e de dádivas).
Mas talvez o uso mais expressivo do termo seja o que Paulo lhe dá em Tt 2.9-10.
Osservos devem ser obedientes, não respondões etc.,
"a fim de ornarem... a doutrina de Deus, nosso Salvador".
Esta ilustração, naturalmente, alarga o conceito da respeitabilidade ou modéstia. Paulo está dizendo que urnhomem respeitável ou modesto adorna os ensinamentos do Bíblia.
A fala, a veste, o escritório, o lar, osnegócios - tudo deve ser mantido em ordem, com boa aparência, a bem do testemunho e da doutrina.
NossoDeus é ordeiro!
'Não dado ao vinho" 
I Tm 3.3,8; Ti 1.7.
A posição bíblica nessa questão de beber ou não beber vinho (ou bebidas alcoólicas comocerveja, e outras mais fortes) é a de equilíbrio, de moderação e cuidado. Paulo diz: "não dado ao vinho" e "não inclinado a muito
vinho".
Em I Tm 5.23 ele mesmo recomenda ao jovem pastor Timóteo:
"Não continuesa beber somente água; usa um pouco de vinho por causa do teu estômago e das tuas freentesenfermidades".
Naquela época, o vinho era reputado medicamente útil na ajuda à cura de riasenfermidades; e quem sofria de dificuldades de digestão poderia ser ajudado mediante o uso maderado dovinho.
Em suas epístolas, Paulo combate a posição extremada dos hereges gnósticos da época, os quais pregavamo ascetismo (práticas de abstinência com fins espirituais ou religiosos).
Ver I Tm 4.3-4; Cl 2.16,18. E tambémJo 2.1-11; Mt 11.19.
Por outro lado, o mesmo apóstolo e outros autores sagrados condenam veementemente o uso abusivo do
vinho (suco de uva fermentado) e de bebidas fortes. Paulo escreveu aos Efésios:
"Não vos embriagueiscom vinho no qual há dissolução..." 
(Ef 5.18). E o sábio Salomão escreveu nos Provérbios:
"Para quem sãoos ais? para quem os pesares?... para os que se demoram em beber vinho, para os que andam buscandobebida misturada.
Não olhes para o vinho quando... resplandece no copo... " 
Em outras palavras, se o vinholhe parece tão atraente, tentador, evita-o!
Ver Pv 23.29-35.Há um outro aspecto deste assunto que precisamos considerar. Embora Paulo não ensinasse a abstinênciatotal por motivos ascéticos (que estimulam o orgulho espiritual), ele disse aos romanos:
"... é bom não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa com que teu irmão venha a tropeçar" 
(Rm14.15-21 e15.1-3).
O amor aos irmãos é o princípio mais elevado.Assim, temos dois ensinos diretos na Palavra de Deus em relação ao vinho ou outra bebida forte:
Não podemos ser adeptos da bebida e jamais devemos permitir que ela nos influencie negativamente.
Haverá circunstâncias em que a melhor coisa a fazer é abster-nos totalmente do vinho (e bebidas alcoólicas) a fim de não servir de escândalo para outros.
Os líderes, mais que os seus liderados, têm o dever de praticar estes princípios.
Edinei Sena

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