Líderes qualificados Igreja Santificada
Estudo Nº 9:
LÍDER JUSTO E PIEDOSO
Em Tt1.8
lemos:
"... é indispensável que a bispo seja... justo, piedoso..."
"Justo"
No original grego, a palavra é "dikaiós", que aparece em oitenta e uma vezes nas páginas do NovoTestamento, com significados diversos.
Há a justiça imputada, aquela que o crente recebe pela fé (Rom 3.21-24,26 e II Co 5.21).
Essa justiça tem a ver com a nossa posição diante de Deus.
Mas há também a justiçaprática, que tem a ver com a vida diária, com a conduta reta e íntegra.
Este parece ser o sentido aqui em TI1.8.
Ver também
I Tm 1.9; Tt 2.11-12.
"Piedoso"
A palavra grega é "osios" e significa piedoso, agradável a Deus, livre do pecado e da maldade, santo.
Essa palavra aparece lado a lado com "dikaios",justo, em outras passagens também, e não somente aqui emTt. 1.8.
Ver Lc 2.25; I Tm 6.11; Tt 2.12; II Pe 3.11.
E isto não é por mera coincidência. Essas palavrasse completam.
O "justo" cumpre os seus deveres para com o homem; o "piedoso" cumpre as seus deverespara com Deus.
O rei Davi foi urn homem muito piedoso.
Os salmos que escreveu mostram o quanto eleamava ao Senhor.
E ele se apercebeu do quanto o Senhor Se agradava disto, porque escreveu:
"O Senhor distingue para Si a piedoso; o Senhor me ouve quando eu clamo par Ele" (SI 4.3). Uma vez ele ficouassustado com a corrupção à sua volta e com a falta de temor a Deus e clamou:
"Socorro, Senhor! porque jánão há homens piedosos; desapareceram os fiéis entre as filhos dos homens." (SI 12.1).
Aprendendo a justiça
Na Velho Testamento, o povo de Israel, num tempo de crise, pretendeu a pratica da piedade sem a justiça. Mas Deus não se agradou dos seus sacrifícios e demais atos de culto. Disse-Ihes: "
De que me servea mim a multidão dos vossos sacrifícios?...
Não continueis a trazer ofertas vãs... não posso suportar iniqüidade associada ao ajuntamento solene...
Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos dediante dos meus olhos: cessai de fazer a mal.
Aprendei a fazer o bem; atendei a justiça..."
(Is 1.11-17).
Jesus também falou da necessidade de justiça prática antes de pretender prestar culto a Deus.
Ver Mt5.23-24.
Há uma "forma de piedade" sem poder, que não opera a justiça. É tão morta quanto a fé sem a sobras.
I Tm 3.5; Tg 2.17.
Não tem valor nenhum para Deus, e não melhora em nada a
vida das pessoas.
Exercitando a piedade
Paulo escreveu a Timóteo: "Exercita-te pessoalmente na piedade..." (I Tm 4.7).
Os gregos dava muita importância ao exercício físico. Paulo, porém, afirma que "o exercício físico para pouco é proveitoso,mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser" (v.8).
O exercício físico aumenta a força física e traz alguma satisfação pessoal, especialmente quando o atletaconsegue o primeiro lugar nas competições. Mas tudo isto tem pouco proveito quando comparado com osbenefícios da piedade, nesta vida e na que há de ser.
Foi neste sentido que Paulo escreveu a Timóteo nesta epístola:
"De fato, grande fonte de lucro é a piedade" (I Tm 6.6).
A própria comparação que Paulo faz entre o exercício da piedade e o exercício físico, no contexto dos jogos e competições gregos, dá-nos as dicas para o exercício da piedade:
O atleta alimenta-se adequadamente e se exercita o mais possível.
Assim também nós devemos nosalimentar adequadamente da Palavra de Deus e gastar as energias espirituais na prática da justiça eno serviço a Cristo.
A oração, praticada regularmente, é também um excelente exercício espiritual (I Co 9.24-27).
O atleta despe-se de tudo o que é supérfluo a fim de movimentar-se livremente.
Assim também nósdevemos desembaraçar-nos de tudo aquilo que possa estorvar o nosso progresso espiritual e o nossoserviço a Cristo (Hb 12.1).
O atleta, quando corre, ou lança um disco, um dardo etc., fixa os olhos num determinado alvo.
Ou,conforme o esporte, ele estabelece uma meta e esforça-se ao máximo por alcança-la.
Assim tambémnós devemos fixar os nossos olhos em Cristo (nosso modelo e inspiração) e estabelecer nossa meta,a completa dedicação pessoal a Deus e a Cristo (Hb 12.2; I Co 9.26).
Edinei Sena
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