quarta-feira, 5 de dezembro de 2012


Conheça os sintomas de um motor no final de carreira

Excesso de fumaça, vazamento de óleo, baixa potência e ruídos anormais, são alguns dos indícios de que a vida útil do motor do veículo está comprometida

Procurar um automóvel usado é uma tarefa fácil, principalmente quando você utiliza o WebMotors. O difícil é descobrir se o modelo encontrado será entregue em perfeito estado de conservação pelo antigo dono. Para dar continuidade a nossa série de reportagens, o WebMotors elaborou um roteiro para você conhecer os principais sintomas apresentados por um motor cansado.

Mesmo com esse roteiro em mãos, a principal dica para se safar dos imprevistos continua sendo a opinião de um mecânico. No segundo semestre de 2012 o WebMotors foi a uma
oficina mecânica para desvendar algumas pegadinhas que rodeiam os automóveis usados. Na época dissemos: “O mecânico é um importante formador de opinião. Graças ao repertório automotivo, ele consegue indicar qual é a melhor compra de acordo com o perfil do consumidor. Outra ferramenta importante do reparador está no conhecimento técnico, praticado dia-a-dia. Tanto é que ele quase sempre consegue identificar aquele barulhinho que passa desapercebido pela maior parte dos motoristas”.

Outra matéria que o WebMotors fez foi a das
dicas elaboradas por meio de um vendedor de carros.

Segue agora algumas dicas elaboradas pelo Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores

Mesmo com as vendas de veículos em alta nos últimos anos, a idade média da frota é de 8 anos e 9 meses para automóveis, enquanto os comerciais leves atingiram 7 anos e 8 meses, segundo levantamento do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores).

Segundo Ricardo Nonis, diretor do Conarem, a retífica é necessária quando o veículo está com quilometragem elevada e começa a apresentar alguns indícios, entre eles, excesso de fumaça expelida pelo escapamento, alto consumo de óleo lubrificante, baixa potência e ruídos anormais.

Alguns hábitos diários podem evitar prejuízos no bolso dos proprietários de automóveis, entre eles, a atenção no momento de abastecimento. “O combustível adulterado com algum tipo de solvente ou água pode afetar o sistema de injeção do motor”, salienta Nonis.

Diariamente, também é preciso verificar o nível de água, se há vazamentos em mangueiras ou radiador, bem como observar o nível de óleo, o estado de mangueiras e filtros. 10 Mandamentos para uma boa compra- Avalie a fumaça do escapamento- Levante o carro e procure vestígios de vazamentos- Confira se o automóvel não está acelerado- Verifique a vareta do óleo do motor- Avalie se não há ruído metálico proveniente - Verifique as mangueiras de combustível e do radiador- Dê uma volta com o carro antes de fechar o negócio- Veja se os engates da transmissão são precisos- Confira se o carro está alinhado- Peça o manual do proprietário



Edinei Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário