sexta-feira, 7 de dezembro de 2012


Half Project: o antes e depois de um viciado em drogas em fotos

Quanto as drogas podem afetar a aparência e a vida de uma pessoa? O Half Project, do fotógrafo russo Roman Sakovich, quer fazer essa comparação e mostrar o antes e o depois de pessoas viciadas em drogas. As imagens são parte de um estudo na Arts University College, em Bournemouth, na Inglaterra.
Uma das ideias do fotógrafo foi explorar o julgamento do público sobre um usuário antes e depois das drogas. Ele fez duas fotos em separado: uma sem maquiagem e outra com os modelos maquiados, indicando que eles estariam "sob efeito de drogas".
Depois, ele juntou as duas fotos em montagens, nas quais o corpo da pessoa é representado por metade da pessoa "viciada" e a outra dela "recuperada". O ensaio tem sido utilizado para conscientizar as pessoas sobre o efeito nocivo do abuso de drogas. Mais fotos podem ser vistas aqui. (vi no Techtudo, dica da Karla Belmonte)

Modelo clicada em ensaio do projeto Half representa os efeitos do vício em drogas (Foto: Roman Sakovich)

Montagem representa rapaz antes e depois do abuso de drogas (Foto: Roman Sakovich)

Jovem à direita fotografa com o uniforme de trabalho e após a maquiagem, à direita (Foto: Roman Sakovich)

No projeto Half, modelos mostram o antes e depois do vício em drogas

O projeto Half, de autoria do fotógrafo Roman Sakovich, vem ganhando bastante repercussão no mundo da fotografia. As imagens foram clicadas como parte de um estudo na Arts University College, em Bournemouth, na Inglaterra, e retratam montagens que mostram o antes e o depois de pessoas viciadas em drogas.
O fotógrafo clicou modelos em um estúdio utilizando uma maquiagem para explorar o julgamento superficial do público sobre uma mesma pessoa antes e depois do uso de drogas. Ele fez duas fotos separadamente: uma com a pessoa fotografada sem maquiagem e outra com ela dando indícios de que estaria “sob efeito de drogas”.
Depois, utilizando programas de edição de imagens, juntou as fotografias e criou uma montagem em que o corpo da pessoa é montado por metade da pessoa “viciada” e a outra dela “recuperada”. O ensaio tem sido apontado como uma forma de conscientização sobre o efeito nocivo do abuso de drogas.


Edinei Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário