sábado, 22 de dezembro de 2012


Papo Cabeça; Universitário:
Ciências Contábeis

Tomada de decisões é um conjunto estruturado de função gerencial somado a necessidade da empresa ou situação seja estabelecida ou momentânea.
São também problemas examinados por um departamento, que tem como principal trabalho resolver problemas gerenciais e trazer um faturamento estruturado na empresa.
Organiza funcionários e apazigua situações corriqueiras que venha a prejudicar o andamento do sistema de produção de dados.
Abordando com clareza como cada gestor pode ou não agir dependendo do porte de uma empresa.
Por exemplo, uma empresa de bairro, o qual seu capital de giro é de curto prazo e sua logística de produção e feedback é rápida um gerente tem de intermediar na qualidade da produção e visar uma estabilidade ao funcionário gerando uma produção de capricho e qualidade.
Para cada problema uma forma pré-estipulada e ação tendo vista resultados anteriores com situações relativamente iguais.
Dentro do processo de decisão de qual ação a ser tomada o “gerente”, tem que conhecer a empresa, seus valores, objetivos, visão e principalmente o foco no mercado.

Decisões não programadas
São problemas que não são bem compreendidos, não são altamente estruturados, tedem a ser singular e não servem aos procedimentos sistemáticos ou rotineiros.

Decisões programadas
Aqueles problemas bem compreendidos, altamente estruturados, rotineiros e receptivos e que se prestam a procedimentos e regras sistemáticos.

Pensamento linear é uma medida de negócios que pode ser complexo por ser uma decisão que afeta em escala um setor, mas pode ser revertida pós-adotada; Ou seja: é rotatividade de tomada de decisão, mas com uma estrutura fixa de empregados, sem aquele negócio de bicos ou temporários, oque gera uma qualidade no negocio e no atendimento.

Decisões gerenciais é uma abordagem de um determinado “gerente”, que pode aplicar métodos administrativos que visa não levar adiante para “presidência” da empresa pequenas coisas que podem ser resolvidas em setores organizados.
Essa decisão pode ser programada, a exemplo do exame periódico que visa à saúde do funcionário e uma garantia a empresa que pode haver doenças pré-existentes a qual amanhã caso o mesmo saia a empresa pode argumentar a cerca de um processo trabalhista.
Problemas rotineiros como atrasos, e metas no quadrante de risco a não ser “conquistada” mas com uma possível remediação.

Uma decisão programada pode se tornar línea por poder ser uma decisão única que resolver a causa.

Decisões não programadas podem acontecer a qualquer momento, tanto na parte operacional como administrativa; Por exemplo, uma maquina que quebra, um material exclusivo que falta, ou um funcionário que não foca a estrutura da empresa ou do trabalho.
Depende muito do “gestor” e de sua habilidade, para essa decisão, pois o mesmo tem que ter 100% do foco na estrutura e no organograma da empresa para agir de forma que ele possa relatoriar uma experiência de estrutura programada.
No curso de definição de metas sempre vai haver uma decisão por parte do proprietário bem como de um gestor a cargo para que decorra bem o custo beneficio.
Dentro de uma organização pode-se considerar para uma decisão, estratégias alcançadas em experiências anteriores e exemplos divulgadas por outras empresas e setores similares, o qual agrega também valores a sua empresa.
Exemplo do Grupo Pão de Açúcar que para direcionar sua logística e faturamento faz ai uma previa de pesquisa de mercado e investe em formação do funcionário através de treinamento periódico e uma negociação ostensiva junto ao fornecedor para baratear o custo para revenda.
Assim os funcionários estão preparados para os problemas corriqueiros e tem sempre um “gerente” pessoal que visa um bem comum tanto para empresa como para conquista pessoal; Ou seja, eu cresço conforme a empresa cresce e absorvo as oportunidades de poder galgar patamares maiores no trabalho.
Para o Grupo Pão de Açúcar o investimento de prevenção de: Acidentes, risco de má conservação de produto, estadia de funcionários bem como contratação temporária gera um resultado de ação de 100% de aproveitamento, na satisfação do cliente e menos processos.

Decisões estratégicas são as que determinam o objetivo da empresa.

Já as táticas são as tomadas em nível de experiência adquiria no mercado observado.

As Operacionais são de cunho diário e estrutural de cada departamento; A exemplo do Setor de Saúde Publica que recebe uma verba do governo para administrar a atenção básica e prestar resultados satisfatórios a população gerando uma hierarquia que vai desde um departamento diretório com estatística e administrativo a um setor operacional direto ao paciente que acolhe pela assistência social, passando a atenção aos enfermeiros a encaminhar ao medico para laudar e prescrever aquilo que pós recuperação e alta ambulatorial ou assistencial vai ser recolhido dos cofres públicos o faturamento.

Dentro de uma pirâmide de organização existe decisão de nível para soluções de tipos direcionais:
Nível Alto – Estratégico (Diretores e Presidência)
Nível Intermediário – Tático (Gerentes e Administradores)
Nível de Supervisão – Operacional (Supervisores e Encarregados)

Mas em uma empresa de grande “conflito”, gerencial existe o Gerente ou decisão pacificadora que normalmente compete ao Departamento Pessoal, Advocatício e ate Chefia direta ao Funcionário e Produção geral.
  
É um Agente na empresa que visa preservar o status da produção e funcionamento em que as mudanças seja na gestão ou no estoque, o departamento passe desapercebido; Também “acabando com os conflitos” de ideologias por parte dos funcionários. 

Um solucionador de problemas que este encarregado do setor como chefia direta, o que é mais comum.
Ele admite e modera a empresa para que dentro do ano a mesma posa chegar ao ápice de suas metas, sempre visando o problema na hora.

O detector de Problemas como falado anterior mente assim como a CIPA, é aquele que esta avaliando todo um complexo de segurança, seja pessoal ou de interesse da empresa; São setores como Zeladora, Hotelaria, Medicina do Trabalho, Educação Continuada e Segurança do Trabalho.

Tudo depende de condições que podem ser de risco ou de certeza, risco podendo ser de nível de alastraste como de setor, e de certeza sendo aquele que já é previsto ou “manjado” no qual a resolução é simples e eficaz.

O risco gera uma probabilidade que pode ser avaliada em remediar ou passar a um setor adiante que venha a resolver com instrumentos ou direção diferente das decisões diárias.

As de certezas são variáveis que resulta em um curso potencial.
Em condição de incerteza entra aquela situação em que o gerente pode prever o resultado final de sua decisão, mas não sabe se no meio do caminho os lados do problema não desviarão todo um trabalho do setor.

Fazendo um gráfico de risco x solução alcançada, a certeza compete às habilidades do gestor.
Nas etapas do processo de decisão discrimina-se:

Análise situacional que é vista no mercado e dentro do próprio estoque bem como no empenho do funcionário, (Exame de disposição) e no quadrante do setor de mercado externo.

Desempenho é o resultado embasado na conquista e qualidade do produto final.
Mas as alternativas estão sempre a disposição do gestor no momento da decisão, pois ela pode mudar no inicio aquilo que no final pode gerar um resultado mais compensatório;
Nesse caso agrega uma pequena parte do grupo ou setor a ser aplicada a alternativa.
Avaliação das conseqüências e um estudo encimam de um relatório de cursos variantes a exemplo:

Curso alternativo de ação – Metas – Aceitação dos Efeitos – Custo para Empresa

Por isso se torna necessário fazer um piloto ou teste – piloto de implementação no mercado;
O famoso custo beneficio e estatística através de pesquisa com uma margem de erros e acertos.
Os mercados trabalham com esta margem embutida no valor do produto ate próximo do vencimento da validade do mesmo, que funciona como um compensador futuro.

Análise de Mercado -  Aceitação – Padrão de compra – Alternativas – Conseqüência – Piloto – Avaliação de Mercado – Descrição e Utilidade para o Consumidor.
De empresa para empresa pode variar de acordo com o porte bem como seu padrão de produção e setor comercial.
Há setores em que o proprietário visa um crescimento de rentabilidade e filial maior do que um dono de mercearia de bairro, mas que tem que tomar as mesmas decisões em relação a funcionários bem como a relação com o cliente.

Uma empresa como exemplo de uma tecelagem não produz para um único cliente e se propõe as vazes jogar no mercado uma marca própria, abrindo ai uma loja de fabrica; Aonde se funde duas administrações e setores que dependem de um gestor de múltiplas visões e objetivos.

COMÈNTARIO

O ato de tomada de decisão pode ser para muitas pessoas, um ato de sofrimento.
Algumas pessoas possuem dificuldades nas decisões mais simples, como escolher um prato num restaurante ou um programa social.
Quando trazemos esta dificuldade de poder de decisão para o universo empresarial, ele se torna muito mais grave, pois se pode perder uma grande negociação apenas pelo titubear de decisão numa reunião. E tão grave quanto a indecisão é a procrastinação, que tem levado muitas pessoas a erros difíceis de reparação. Um exemplo disto é aquele empresário que precisa tomar uma decisão de investimento em inovação de produtos, ou numa negociação com fornecedores e acaba perdendo uma excelente oportunidade de ganho ou lucro porque no momento de tomada de decisão ele opta pela indecisão. E o mercado não perdoa quem não toma as decisões nas horas certas.
Muitas pessoas apresentam grande dificuldade para tomar decisões. Outras não conseguem fazê-lo de modo algum.
Uma vez consumada, a decisão é uma estrada sem volta.
As conseqüências virão, cedo ou tarde, positivas ou negativas. Por isso a decisão exige um compromisso efetivo com a escolha feita e suas conseqüências. Isso nem sempre é fácil.
 Os fatores externos que podem influir em sua decisão e tente medir a probabilidade (e as razões) de um eventual fracasso. Ao esquematizar esses itens você estará se antecipando aos futuros problemas. Essa medida reduzirá os elementos causadores do insucesso, aumentando as chances de êxito.Tomar decisões é um comportamento que pode ser aprendido com o tempo, como qualquer outro comportamento ou atitude.
 Simone Sena

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