sábado, 22 de dezembro de 2012

Papo Cabeça; Universitário:
Ciências Contábeis


Elton Mayo (1880-1949)

   Nascido em Adelaide, na Austrália, Elton Mayo foi um psicólogo que trabalhou a maior parte de sua vida na Harvard Business School. Mayo foi o responsável pela coordenação e realização da experiência de Hawthorne, que desencadeou uma série de descobertas sobre o comportamento humano no trabalho. Realizou quatro estudos importantes com relação ao comportamento e resultados da produtividade no trabalho, entre 1923 e 1944.
   O primeiro foi desenvolvido numa fábrica de tecidos na Filadélfia, onde ocorria uma intensa troca de funcionários que se demonstravam tristes e deprimidos, o que, de acordo com Mayo, era consequência de fadiga. Mayo então estabeleceu períodos de descanso ao longo do dia, o que não provocou grande alteração na motivação. O segundo estudo desenvolvido foi a experiência na fábrica de Hawthorne, a mais famosa pesquisa sobre o relacionamento das pessoas no trabalho. O terceiro estudo foi uma pesquisa que se desenvolveu em três industrias metalúrgicas, em uma cidade da costa ocidental dos Estados Unidos. Mayo descobriu que nesta última o grupo tinha sua reputação valorizada, o que foi conseqüência de treinamento dos contramestres feito muito tempo antes, no sentido de preservar a dignidade pessoal do empregado, o que se mantinha até então. A quarta pesquisa foi realizada numa fábrica de aviões, em 1944, no sul da Califórnia, em que se constatava alta rotatividade da mão-de-obra. Mayo verificou que, dentre os tipos de comportamento dos grupos da empresa, destacava-se o grupo com espírito de equipe criado pelos gerentes, que incitavam a solidariedade com os demais participantes.

              A Experiência de Hawthorne

   As pesquisas de Hawthorne não foram coordenadas somente por Elton Mayo, mas também por Pennock, tendo sido relatadas em 9 de março de 1938 por Wright e Putnam, da Western Electric, e por Fritz.
   Os experimentos em Hawthorne são de extrema importância na teoria das organizações, por diversas razões. Primeiro, porque foi durante estes estudos que os teóricos das organizações começaram a aprender como o trabalho de grupos, as atitudes e as necessidades dos empregados afetavam sua motivação e comportamento. Segundo, porque o programa pesquisou e mostrou a enorme complexidade do problema da produção em relação á eficiência (produtividade).
   Os estudos de Hawthorne, que se desenvolveram de 1924 a 1932, foram divididos em quatro fases ou experiências:
·       Os estudos da iluminação;
·       Os estudos da sala de testes de montagem de relés;
·       O programa de entrevistas; e
·       Os estudos da sala de observação de montagem de terminais.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         


Simone Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário