Campanha: 12 Passos para conquistar a benção de Deus, na obediência e na fé no Senhor Jesus
10ª Palavra
Presbítero Edinei Sena
AS GARANTIAS DA ALIANÇA
Texto Base: Gn 15.1-7 –“Depois destes acontecimentos, veio a palavra do SENHOR a Abrão, numa visão, e disse: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande. Respondeu Abrão: SENHOR Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer? Disse mais Abrão: A mim não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro. A isto respondeu logo o SENHOR, dizendo: Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro. Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade. Ele creu no SENHOR, e isso lhe foi imputado para justiça. Disse-lhe mais: Eu sou o SENHOR que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te por herança esta terra.”
As garantias servem para dar valor a um contrato ou aliança, e também para dar a segurança de que não haverão falhas. As garantia humanas falham, pois estão sujeitas às mudanças de atitudes das pessoas. Quando temos estas garantias da aliança perpétua em nossas vida, temos a certeza de que os planos e promessas de Deus se cumprirão. As garantias de Deus são eternas, e baseadas em valores espirituais que não mudam, e nem perdem seu efeito ou valor com o passar do tempo.
O QUE GARANTE A ALIANÇA PERPÉTUA:
1 – A FIDELIDADE DE DEUS
2 Cor 1.18-20 “18 Antes, como Deus é fiel, a nossa palavra para convosco não é sim e não. 19 Porque o Filho de Deus, Cristo Jesus, que foi, por nosso intermédio, anunciado entre vós, isto é, por mim, e Silvano, e Timóteo, não foi sim e não; mas sempre nele houve o sim. 20 Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio.“
Deus nos dará forças para venceremos as tentações. Jamais seremos traídos por Ele. A infidelidade do homem não altera a fidelidade de Deus, que nunca vai se corromper mas cumprirá o que prometeu.
2 – O AMOR DE DEUS
I Jo 4.16 “E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele.”
Amor é um dom de Deus que jamais acaba, por isso ele nos perdoa, e este amor está demonstrado na entrega de Jesus por nossas vidas. Jo 3.16
3 – AS VERDADES DE DEUS- Ele não mente jamais
Tito 1.2 “ na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos”
Hb 6.17-18 “17 Por isso, Deus, quando quis mostrar mais firmemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu propósito, se interpôs com juramento, 18 para que, mediante duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, forte alento tenhamos nós que já corremos para o refúgio, a fim de lançar mão da esperança proposta;”
O mundo passa por uma crise de confiança, porque está no maligno, e muitas pessoas estão desconfiadas e inseguras. O diabo é o pai da mentira, mas a verdade é uma arma espiritual poderosa que traz libertação.
4 - A IMUTABILIDADE DE DEUS
Malaquias 3.6 “Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.”
Deus não é manipulado pelas emoções humanas, não aceita oração contrária, não tem crise de identidade, e não é corruptivel.
5 – DEUS NÃO SE ARREPENDE – Não muda de idéia no meio do caminho
Nm 23.19 “Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?”
Deus é determinado, equilibrado, suas decisões são firmes e conscientes, não muda jamais e Ele tem poder para fazer acontecer todas as coisas.
AS GARANTIAS DA ALIANÇA NOS DÃO:
- A certeza de um bom futuro: Sairemos do Egito com as mãos cheias. Gn 15.14
- O poder da Fé : Temos a certeza de que viveremos todas as promessas. Hb 10.38
- Andarmos em um novo caminho. Como Abraão, sairemos da Babilônia em direção ao nosso envio, e atravessaremos o Jordão para conquistar a terra como Josué. Hb 10.19-20
COM ESTAS GARANTIAS DA ALIANÇA:
- VIVEREMOS O CUMPRIMENTO DE TODAS AS PROMESSAS - Is 55.10-11
- SEMPRE TEREMOS A PROVISÃO E OS LIVRAMENTOS DE DEUS - Sl 23 e Rm 8.28
Nada nos faltará e tudo cooperará para nosso bem. O Deus provedor é o nosso pastor, e sempre haverá livramentos para aquele que teme a Deus e é fiel.
- SEMPRE TEREMOS A PRESENÇA E PROTEÇÃO DE DEUS EM NOSSAS CONQUISTAS
Receberemos estratégias para as conquistas, e o poder para vencer resistências. As impossibilidades humanas e os impedimentos malignos cairão.
- VENCEREMOS AS LIMITAÇÕES HUMANAS – Nm 14.21-24 e Js 14.10-11
Quem não participa de rebeldia não é roubado na sua herança. Seremos fortalecidos para vivermos as promessas como Josué e Calebe.
- VIVERMOS COISAS SUPERIORES, E PROSPERARMOS TODOS OS DIAS
CONCLUSÃO:
Jr 33.25-26 “Assim diz o SENHOR: Se a minha aliança com o dia e com a noite não permanecer, e eu não mantiver as leis fixas dos céus e da terra, também rejeitarei a descendência de Jacó e de Davi, meu servo, de modo que não tome da sua descendência quem domine sobre a descendência de Abraão, Isaque e Jacó; porque lhes restaurarei a sorte e deles me apiedarei.”
Sl 72.17-18 “Subsista para sempre o seu nome e prospere enquanto resplandecer o sol; nele sejam abençoados todos os homens, e as nações lhe chamem bem-aventurado. Bendito seja o SENHOR Deus, o Deus de Israel, que só ele opera prodígios.”
Edinei Sena
Nenhum comentário:
Postar um comentário