segunda-feira, 9 de julho de 2012


Ministração da Palavra
NÃO PARAR DIANTE DAS EVIDÊNCIAS
TEXTO BASE: Dt 31.8 “O SENHOR é quem vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te atemorizes.”
Gn 26.1-6 Sobreveio à terra uma fome, além da primeira, que ocorreu nos dias de Abraão. Por isso foi Isaque a Abimeleque, rei dos filisteus, em Gerar. E apareceu-lhe o Senhor e disse: Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser; peregrina nesta terra, e serei contigo e te abençoarei; porque a ti, e aos que descenderem de ti, darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que fiz a Abraão teu pai; e multiplicarei a tua descendência como as estrelas do céu, e lhe darei todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra; porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis. Assim habitou Isaque em Gerar.”

Uma das armas de Satanás é o seu processo de intimidação. Ele usa diversas artimanhas, para paralisar o profissional de sucesso, mostrando a ele evidencias de um determinado momento, as quais, humanamente falando, paralisam aquele que não tem entendimento espiritual. Foi assim com Isaque – crise, terra do inimigo, deserto, evidências lógicas que poderiam tê-lo paralisado, mas que não o intimidaram. Isaque venceu o deserto, porque não se deixou intimidar pelas evidências. Hoje é tempo de aprendermos com Isaque a não parar diante das evidências.

COMO O INIMIGO TENTA NOS PARAR DIANTE DAS EVIDÊNCIAS:
1º LUGARAPRESENTANDO-NOS UM QUADRO DE RECORRÊNCIA – Não era a primeira vez que Isaque vivia uma crise. Anteriormente, ele já presenciara tal situação nos tempo de seu pai, Abraão;
2º LUGAR – DANDO-NOS A IMPRESSÃO DEPENDEMOS DAQUELES QUE JÁ ESTÃO ESTABELECIDOS – Isaque vai até Gerar, terra dos filisteus, inimigos históricos de Israel, que já estavam estabelecidos naquele lugar, e consequentemente, adaptados à todas as situações do mercado;
3º LUGAR – QUERENDO NOS COLOCAR EM CONDIÇÕES INFERIORES ÀS DA NOSSA CONCORRÊNCIA – Isaque naquele momento era estrangeiro e também tinha um número inferior de pessoas com ele, quando vai morar em Gerar; e
4º LUGAR – MOSTRANDO-NOS UM QUADRO COM UM FUTURO DESFAVORÁVEL – tudo contribuía para um achatamento na vida profissional de Isaque – crise, estrangeiro, deserto, etc...

PARA NÃO PARAR DIANTE DAS EVIDÊNCIAS É PRECISO NÃO ANDAR PELO QUE SE VÊ, MAS SIM PELO QUE SE CRÊ – II CO 5.6-7 - "Temos, portanto, sempre bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos presentes no corpo, estamos ausentes do Senhor (porque andamos por fé, e não por vista": POR ISSO, CREIA QUE:
  1. VOCÊ NÃO DEPENDE DO QUE O ÍMPIO DEPENDE
Gn 26.1 e 12 “Sobrevindo fome à terra, além da primeira havida nos dias de Abraão, foi Isaque a Gerar, avistar-se com Abimeleque, rei dos filisteus. Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque o SENHOR o abençoava.”
II Cr 32.8 “Com ele está o braço de carne, mas conosco, o SENHOR, nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear nossas guerras...”
Isaque plantava 1 e colhia 100. Isso não acontece com todo mundo. Nossa fé muitas vezes dá lugar a um racionalismo cético. Deixamos de crer porque vemos o ímpio em luta e achamos que dependemos do mesmo mercado. O Diabo quer que você pense que muitos na terra já tentaram e não conseguiram, e você não conseguirá também. Deus está conosco. Na mesma terra, nas mesmas condições, mesmo com resistências e evidências contrárias, o Senhor nos dará outro resultado, pois a nossa condição é o Senhor.

2) A TUA BÊNÇÃO É INERENTE AO QUE VOCÊ É, ELA DEPENDE MAIS DO QUE VEM DO CÉU.
Gn 26.18-20 “E tornou Isaque a abrir os poços que se cavaram nos dias de Abraão, seu pai (porque os filisteus os haviam entulhado depois da morte de Abraão), e lhes deu os mesmos nomes que já seu pai lhes havia posto. Cavaram os servos de Isaque no vale e acharam um poço de água nascente. Mas os pastores de Gerar contenderam com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa. Por isso, chamou o poço de Eseque, porque contenderam com ele.”
O que vem do céu é eterno, por isso não está limitado às evidências do momento em que vivemos. Para nós, a evidência passa, mas o celestial permanece e se perpetua. É como a roupa do povo de Israel no deserto, não se gastava porque vinha do céu. Aquele que está debaixo do mover apostólico traz o céu pra Terra, porque os céus estão abertos. Satanás pode querer colocar o desânimo, o cansaço, mas ele só pode produzir algo passageiro, porém a nossa dependência e o nosso alimento está no Eterno. 2 Co 4.18 “não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.”

3) VALE A PENA PERSEVERAR. O LUGAR DO MEU DESCANSO É O LUGAR DA MINHA PROSPERIDADE. Gn 26.22 “Partindo dali, cavou ainda outro poço; e, como por esse não contenderam, chamou-lhe Reobote e disse: Porque agora nos deu lugar o SENHOR, e prosperaremos na terra.”
Isaque não vivia do passado, porque essa é característica da religiosidade. Ele não viveu da história de Abraão seu pai, escreveu a sua história com Deus. Como aprendemos com o Apóstolo Estevam, “a nossa maior experiência com Deus é sempre a última”. O sobrenatural só acontece para quem persevera não se contentando com o natural. Isaque procurava um lugar na terra.
Reobote é um lugar que só conquista quem está habilitado pela perseverança. Reobote é o lugar que só o que é fiel a Deus e faz da promessa a sua vida, pode alcançar. Muitas pessoas ainda choram por ter perdido Sitna, ou ficam meses depressivas até esquecer Eseque. Nenhum deles é fruto da perseverança. Nem da fidelidade. Ambos poderiam ser bons, mas não eram Reobote.
Reobote é alargamento, expansão, tudo que foi conquistado antes, foi um ensaio que me ensinou a cavar e lutar, para que preparado eu possa cavar e lutar pelo mais excelente que Deus preparou para mim e está por vir. Is 54:2-3 “Alarga o espaço da tua tenda; estenda-se o toldo da tua habitação, e não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas. Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; a tua posteridade possuirá as nações e fará que se povoem as cidades assoladas.”

E QUANDO EU NÃO PÁRO DIANTE DAS EVIDÊNCIAS, EU TENHO:
  1. Vitórias onde a concorrência fracassou;
  2. Lucros sobrenaturais – colheita a 100x1;
  3. Reconhecimento por parte da concorrência;
  4. Expansão – Reobote!

Declare com fé: “Eu declaro pelo poder da palavra de Deus ao meu coração que não me deixarei paralisar por nenhuma circunstância ou evidência contrária. O Senhor é Aquele que guia os meus passos, dirige os meus caminhos, Ele vai adiante de mim, não me deixará e nem me desamparará em nenhum momento da minha vida. Por isso não terei medo, vou prosseguir e viverei todas as conquistas que Deus já reservou para mim, em nome de Jesus, amém!”

Edinei Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário