Ministração da Palavra
VENCER O CLIMA DO NEGATIVISMO
Textos Base: Nm 13:31-32 “31 Porém os homens que com ele tinham subido disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. 32 E, diante dos filhos de Israel, infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra que devora os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura.”
Dt. 9:1 “Ouve, ó Israel, tu passas, hoje, o Jordão para entrares a possuir nações maiores e mais fortes do que tu; cidades grandes e amuralhadas até aos céus;”
2 Rs 5:11-12 “11 Naamã, porém, muito se indignou e se foi, dizendo: Pensava eu que ele sairia a ter comigo, pôr-se-ia de pé, invocaria o nome do SENHOR, seu Deus, moveria a mão sobre o lugar da lepra e restauraria o leproso. 12 Não são, porventura, Abana e Farfar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não poderia eu lavar-me neles e ficar limpo? E voltou-se e se foi com indignação.”
Negativo significa: Contrário ao que se espera. Clima, além do conjunto das condições atmosféricas mais comuns em uma região, também significa as condições psicológicas em que se encontram as pessoas num determinado local ou hora. Então Clima Negativo, é uma condição local e momentânea, contrária ao que se esperava. Naamã quase perde a cura da lepra por causa do clima de negativismo que ele mesmo instaurou. É exatamente a característica do deserto, que é um lugar hostil, porém é passageiro, mas que pode, com o passar do tempo, pela contaminação com o clima de negativismo, levar ao desespero, ao conformismo, e a falta de esperança, gerando assim um ambiente propício para as ações de demônios. Naamã estava vivendo um terrível deserto na sua saúde, pois além da limitação e doença física, estava sendo assolado em sua alma pelo espírito de enfermidade, através de um clima negativista, pois dvivia por um lado a honra das vitórias e por outro lado a vergonha da lepra e humanamente não tinha como sair daquela situacão. Seu deserto acabou pela palavra que saiu da boca de Eliseu, o Profeta (escritura) – Sl 107.20
PORQUE O POVO DE ISRAEL NO DESERTO AGIU COMO NAAMÃ E SE DEIXOU CONTAMINAR COM O CLIMA DE NEGATIVISMO?
- PORQUE ERAM IMEDIATISTAS E PRECIPITADOS, ENTERRANDO A ESPERANÇA DE UM FUTURO MELHOR. – Pv 23.18;
- POR CAUSA DA VISÃO CARNAL SÓ ENXERGARAM AS CONTRARIEDADES – 2 Co 4.17-18
Como o Senhor Jesus, temos as escrituras para venceremos todo negativismo que tenta nos destruir no deserto. Mat 4. 1-11
- PORQUE DERAM OUVIDOS ÀS MÁS CONVERSAÇÕES E ÀS OPINIÕES DOS INCRÉDULOS – 1 Co 15.33;
VENCEMOS O CLIMA DE NEGATIVISMO QUANDO:
1) FAZEMOS DA PALAVRA DE DEUS O NOSSO PRINCIPAL ALIMENTO.
Jr 15.16 “Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos.”
Somos a boca de Deus na terra, e a boca fala do que está cheio o coração. A vitória no deserto está em alimentarmos o nosso coração com o conhecimento da Palavra de Deus que aumenta nossa fé, e na nossa boca se torna uma espada poderosa que anula as mentiras do diabo.
Ef 6.16-17 “Embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. 17 tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;”
2) COLOCAMOS NOSSA CONFIANÇA NAS PROMESSAS DE DEUS, QUE SE CUMPREM, E NÃO EM HOMENS.
Naamã parecia mais querer o favor de homens, de Eliseu, do que fazer a Vontade de Deus. Os espias que morreram no deserto preferiram crer nas evidências que no Poder de Deus.
Jr 17.5-6 “Assim diz o Senhor: Maldito é o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será como o arbusto solitário no deserto, e não verá quando vier o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável.”
3) RECEBEMOS O AMOR DE DEUS QUE ANULA TODA CONFUSÃO E NOS DA ESPERANÇA.
Rm 5.5 “Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nossos corações pelo espírito Santo, que nos foi outorgado.”
QUANDO VENCEMOS O CLIMA DE NEGATIVISMO VIVEMOS, 2 Rs 5:13-15
“13 Então, se chegaram a ele os seus oficiais e lhe disseram: Meu pai, se te houvesse dito o profeta alguma coisa difícil, acaso, não a farias? Quanto mais, já que apenas te disse: Lava-te e ficarás limpo. 14 Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, consoante a palavra do homem de Deus; e a sua carne se tornou como a carne de uma criança, e ficou limpo. 15 Voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva; veio, pôs-se diante dele e disse: Eis que, agora, reconheço que em toda a terra não há Deus, senão em Israel; agora, pois, te peço aceites um presente do teu servo.”
ENTÃO VIVEMOS:
- A CURA IMEDIATA DE TODAS AS DOENÇAS DO DESERTO;
- A MUDANÇA DE POSIÇÃO PARA TERMOS AUTORIDADE SOBRE O QUE NOS MANTINHA NO DESERTO;
- O FIM DO DESERTO DA VERGONHA COM A RESTITUIÇÃO DE TUDO O QUE FOI PERDIDO;
- O DESCANSO DAS GUERRAS PARAUSUFRUIRMOS DAS PROMESSAS DE DEUS.
CONCLUSÃO:
2 Rs.5:26-27 “26 Porém ele lhe disse: Porventura, não fui contigo em espírito quando aquele homem voltou do seu carro, a encontrar-te? Era isto ocasião para tomares prata e para tomares vestes, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas? 27 Portanto, a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então, saiu de diante dele leproso, branco como a neve.”
Não seja um Geazi, não seja insubmisso, não saia da cobertura espiritual, não saia da igreja. Não remonte o passado, e mantenha-se em santidade, para que a maldição e a lepra do deserto não voltem pior.
Oração da Cartilha:
Eu declaro que não terei medo do novo, pois o melhor de Deus ainda está por vir, e todo negativismo que tenta anular as promessas de Deus e me fazer desacreditar na sua fidelidade está denunciado, anulado e desfeito na minha vida em nome de Jesus, amém!
Edinei Sena
Nenhum comentário:
Postar um comentário