quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Universitário Papo Cabeça - Dica de Como fazer texto Acadêmico na Norma ABNT - Newspaper Weekly TV

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ESPM - SP




NOME DO AUTOR




Título















SÃO PAULO
2015


Nome do Autor




Folha de Rosto 

Título




Nota de apresentação
Orientador: Prof.


















SÃO PAULO
2015



TÍTULO DO ENSAIO EM FONTE 14

Resumo: o resumo deve responder num parágrafo com o máximo de 150 palavras às seguintes questões: quais as razões de escolha do tema? Qual o objetivo do ensaio (o que é que o ensaio faz)? Qual a metodologia utilizada? Quais as conclusões principais?

Palavras-Chave: Ensaio; Pedagogia; Educação.


Introdução

O ensaio não deverá ter entre 07 e15 páginas, devendo o documento ter a seguinte formatação genérica:
·         Fonte Arial – tamanho 12.
·         Espaçamento de 1,5 linha dentro dos parágrafos.
·         Margens de 3 cm Superior e Esquerda; 2 cm Inferior e Direita.
·         O alinhamento do texto deve ser justificado.

A introdução deverá conter entre 3 e 5 parágrafos:
·         Um breve enquadramento teórico do tema (motivação do tema, explicar a sua importância), devidamente suportado em referências bibliográficas;
·         Explicação do objetivo do ensaio (ex.:reavaliar o atual cenário da educação);
·         Problematização.
·         Descrição da organização do ensaio.

Desenvolvimento

O desenvolvimento pode estar separado em várias seções (secção 1, 2, 3, 4, 5, etc.) e, cada uma destas, em subseções (2.1, 2.2, 3.1, etc.). O objetivo dessas seções deverá ser o de abordar o tema principal nas suas várias vertentes. A primeira seção do desenvolvimento poderá servir para expandir o enquadramento inicial feito na introdução.
As (sub)seções do desenvolvimento podem conter figuras e tabelas conforme demonstração abaixo, que por sua vez devem ser referidas no corpo do texto (ex.: a figura 1 ilusta…, (ver figura 1), etc.).

Para se escrever o ensaio, é naturalmente necessário consultar referências bibliográficas, que podem revestir a forma de artigos, livros, atas de conferência, teses e textos publicados na internet. Para além das livrarias e bibliotecas, um grande número de fontes pode também ser encontrado na internet por meio de sites de busca (como o Google) ou por meio de pesquisas em bases de dados de artigos científicos (exemplo:Proquest ou da B-on).

Todas as fontes bibliográficas utilizadas devem ser referidas no corpo do ensaio, caso contrário, cometerá plágio, o que constitui uma ofensa acadêmica muito grave. Existem várias formas de referenciar fontes,veja a seguir:

·         As organizações têm cada vez mais consciência que as pessoas são o seu principal recurso (JONES; GEORGE, 2007). Com efeito, …
·         Numa outra perspectiva, Haaget al. (2007, p. 8) define as tecnologias de informação como sendo “qualquer ferramenta baseada em computadores que as pessoas utilizam para trabalhar com informação e dar apoio às necessidades de processamento de informação de uma organização”.
·         A perspectiva de gestão de processos, da forma como foi recentemente descrita pelos pioneiros da Reengenharia como Hammer (2004) e Davenport et al. (2003), bem como pelos seus críticos (GROVER; KETTINGER, 2000; SAWY, 2001; SMITH; FINGAR, 2003), é um contínuo de abordagens à melhoria de processos.
·         Existem muitos mais exemplos, pelo que se recomenda a leitura de artigos científicos para verificar como os autores o fazem.

Um texto rico e interessante transmite as ideias de forma simples e objetiva, combina várias formas de referenciação, contrasta e discute as perspectivas de vários autores e retira ilações que possam ser úteis aos leitores.
O desenvolvimento deve terminar com uma seção que servirá para identificar e discutir alguns subtemas do tema principal que estão a absorver esforços de investigação recentes e/ou para discutir perspectivas de evolução futura.

Considerações Finais

O ensaio deve terminar com uma consideração que deve incluir os seguintes aspectos (3 a 4 parágrafos):

·         Uma síntese do que se abordou no ensaio.
·         Uma discussão das lições aprendidas (não só lições decunho pessoal, mas também lições aprendidas sobre o tema).
·         Uma descrição das limitações da investigação, mencionando-se, por exemplo, temas que não foram abordados por limitações de espaço ou tempo, mas que poderiam merecer uma atenção futura (opcional, dependerá do seu tema).



Referências Bibliográficas

Segue-se uma demonstração de como devem ser referenciados os vários tipos de fontes, que devem estar ordenadas por ordem alfabética do último sobrenome dos autores. Veja o exemplo:

ANDREOTTI, A.L. A administração escolar na Era Vargas e no nacional desenvolvimentismo. Disponívelem: <http://www.histedbr.fae.unicamp.br/art8_22e.pdf.> Acesso em: 08.dez.2007.
BUFFA, Ester; NOSELLA, Paolo. A Educação Negada: Introdução ao estudo da Educação Brasileira Contemporânea. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
CUNHA, L. A. Educação e desenvolvimento no Brasil. Rio de Janeiro: Liv. Francisco Alves, 1975.
CUNHA, L. A.; GOÉS, M.de.Golpe na educação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
CUNHA, M. V. Educação no período Kubitschek: os Centros de Pesquisa do INEP. R. bras. Est. Pedag. Brasília, p. 72, mai/ago., 1991.
FERNANDES, F. Tradução e introdução. In: MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Flama, 1946.
______.Educação e sociedade no Brasil. São Paulo: Dominus, 1966.
______. Sociedade de Classes e subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1968.
LOMBARDI, J.C. (Org.) Marxismo e Educação. Campinas: Autores Associado, 2005.

LOPES, J. R. B. O papel do Estado na recente fase do desenvolvimento capitalista no Brasil. Encontros com a Civilização Brasileira. Rio de Janeiro, v.4, 1978, p.190- 195.

Edinei Sena - Newspaper Weekly TV

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