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ESPM - SP
NOME DO AUTOR
Título
SÃO
PAULO
2015
Nome do Autor
Folha de Rosto
Título
Nota de apresentação
Orientador: Prof.
SÃO
PAULO
2015
TÍTULO DO ENSAIO
EM FONTE 14
Resumo: o resumo deve responder num parágrafo com o máximo
de 150 palavras às seguintes questões: quais as razões de escolha do tema? Qual
o objetivo do ensaio (o que é que o ensaio faz)? Qual a metodologia utilizada?
Quais as conclusões principais?
Palavras-Chave: Ensaio; Pedagogia; Educação.
Introdução
O ensaio não
deverá ter entre 07 e15 páginas, devendo o documento ter a seguinte formatação
genérica:
·
Fonte Arial – tamanho 12.
·
Espaçamento de 1,5 linha dentro dos parágrafos.
·
Margens de 3 cm Superior e Esquerda; 2 cm Inferior e
Direita.
·
O alinhamento do texto deve ser justificado.
A introdução
deverá conter entre 3 e 5 parágrafos:
·
Um breve enquadramento teórico do tema (motivação do
tema, explicar a sua importância), devidamente suportado em referências
bibliográficas;
·
Explicação do objetivo do ensaio (ex.:reavaliar o
atual cenário da educação);
·
Problematização.
·
Descrição da organização do ensaio.
Desenvolvimento
O
desenvolvimento pode estar separado em várias seções (secção 1, 2, 3, 4, 5, etc.)
e, cada uma destas, em subseções (2.1, 2.2, 3.1, etc.). O objetivo dessas seções
deverá ser o de abordar o tema principal nas suas várias vertentes. A primeira
seção do desenvolvimento poderá servir para expandir o enquadramento inicial
feito na introdução.
As (sub)seções
do desenvolvimento podem conter figuras e tabelas conforme demonstração abaixo,
que por sua vez devem ser referidas no corpo do texto (ex.: a figura 1 ilusta…,
(ver figura 1), etc.).
Para se escrever
o ensaio, é naturalmente necessário consultar referências bibliográficas, que
podem revestir a forma de artigos, livros, atas de conferência, teses e textos
publicados na internet. Para além das livrarias e bibliotecas, um grande número
de fontes pode também ser encontrado na internet por meio de sites de busca (como
o Google) ou por meio de pesquisas em bases de dados de artigos científicos
(exemplo:Proquest ou da B-on).
Todas as fontes
bibliográficas utilizadas devem ser referidas no corpo do ensaio, caso contrário,
cometerá plágio, o que constitui uma ofensa acadêmica muito grave. Existem
várias formas de referenciar fontes,veja a seguir:
·
As organizações têm cada vez mais consciência que as
pessoas são o seu principal recurso (JONES; GEORGE, 2007). Com efeito, …
·
Numa outra perspectiva, Haaget al. (2007, p. 8) define
as tecnologias de informação como sendo “qualquer ferramenta baseada em
computadores que as pessoas utilizam para trabalhar com informação e dar apoio
às necessidades de processamento de informação de uma organização”.
·
A perspectiva de gestão de processos, da forma como
foi recentemente descrita pelos pioneiros da Reengenharia como Hammer (2004) e
Davenport et al. (2003), bem como pelos seus críticos (GROVER; KETTINGER, 2000;
SAWY, 2001; SMITH; FINGAR, 2003), é um contínuo de abordagens à melhoria de
processos.
·
Existem muitos mais exemplos, pelo que se recomenda a leitura
de artigos científicos para verificar como os autores o fazem.
Um texto rico e
interessante transmite as ideias de forma simples e objetiva, combina várias
formas de referenciação, contrasta e discute as perspectivas de vários autores
e retira ilações que possam ser úteis aos leitores.
O desenvolvimento
deve terminar com uma seção que servirá para identificar e discutir alguns subtemas
do tema principal que estão a absorver esforços de investigação recentes e/ou
para discutir perspectivas de evolução futura.
Considerações
Finais
O ensaio deve
terminar com uma consideração que deve incluir os seguintes aspectos (3 a 4
parágrafos):
·
Uma síntese do que se abordou no ensaio.
·
Uma discussão das lições aprendidas (não só lições decunho
pessoal, mas também lições aprendidas sobre o tema).
·
Uma descrição das limitações da investigação, mencionando-se,
por exemplo, temas que não foram abordados por limitações de espaço ou tempo,
mas que poderiam merecer uma atenção futura (opcional, dependerá do seu tema).
Referências
Bibliográficas
Segue-se uma
demonstração de como devem ser referenciados os vários tipos de fontes, que
devem estar ordenadas por ordem alfabética do último sobrenome dos autores.
Veja o exemplo:
ANDREOTTI, A.L. A administração escolar na Era Vargas e no
nacional desenvolvimentismo. Disponívelem: <http://www.histedbr.fae.unicamp.br/art8_22e.pdf.>
Acesso em: 08.dez.2007.
BUFFA, Ester;
NOSELLA, Paolo. A Educação Negada:
Introdução ao estudo da Educação Brasileira Contemporânea. 3. ed. São Paulo:
Cortez, 2001.
CUNHA, L. A. Educação
e desenvolvimento no Brasil. Rio de Janeiro: Liv. Francisco Alves, 1975.
CUNHA, L. A.; GOÉS, M.de.Golpe na educação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
CUNHA, M. V. Educação no período Kubitschek: os
Centros de Pesquisa do INEP. R. bras.
Est. Pedag. Brasília, p. 72, mai/ago., 1991.
FERNANDES, F. Tradução e introdução. In: MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Flama,
1946.
______.Educação e sociedade no
Brasil. São Paulo: Dominus, 1966.
______. Sociedade de Classes e subdesenvolvimento. Rio de Janeiro:
Zahar Editores, 1968.
LOMBARDI, J.C. (Org.) Marxismo
e Educação. Campinas: Autores Associado, 2005.
LOPES, J. R. B. O papel
do Estado na recente fase do desenvolvimento capitalista no Brasil. Encontros com a Civilização Brasileira. Rio
de Janeiro, v.4, 1978, p.190- 195.
Edinei Sena - Newspaper Weekly TV
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