segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Igreja Virtual
 
DE CASAL PARA CASAIS  
RESTAURANDO A FÉ EM DEUS E A CONFIANÇA EM NOSSO CÔNJUGE
TEXTOS BASE: Rm 10:10 “Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.”
Hb 11:1 Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.”

INTRODUÇÃO:
Para que nossos casamentos estejam de acordo com o plano de Deus, devemos começar a ver as coisas tal como Ele as vê. Freqüentemente estamos longe daquilo que o Senhor tem estabelecido e precisamos nos abrir para que Ele coloque nossa vida e nosso cônjuge no centro de Sua vontade. É a fé que nos sustenta enquanto Deus completa as mudanças necessárias. Devemos conhecer Suas promessas, para que a fé que produz vida se manifeste.
Os dois principais componentes da fé são o crer no coração e o confessar com a boca. Essa é a seqüência da fé em operação. Você crê primeiro, depois fala – (II Co 4:13) “Eu cri, por isso, é que falei”; (Mc 11:23) “...mas crer que se fará o que diz, assim será com ele”.
Às vezes essas constantes citações da Palavra são apenas uma tentativa de convencer aos outros, e não a si mesmo, da verdade de Deus na situação.
Hoje vamos receber de Deus a restauração da nossa fé, para enxergarmos o Seu plano perfeito para os nossos casamentos, e também receberemos a restauração da confiança em nossos cônjuges.

PARA RESTAURAR A NOSSA FÉ EM DEUS, PRECISAMOS MANTER A VISÃO DE ALIANÇA ESPIRITUAL.

Is 55:8-9 “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos”

Para crer nas transformações de nosso cônjuge, casamento, filhos, devemos crer no que Deus disse a respeito deles, não importando o que as circunstâncias estejam dizendo.
Para poder vencer, temos que ver as coisas como Deus as vê.
Ele está esperando que nos alinhemos com a Sua vontade e concordemos com a sua visão. Quando concordamos com Deus e com Sua Palavra, fazemos cumprir a vontade dEle na terra.
Concordar com as circunstâncias (o que pode ser visto com os olhos naturais) é concordar com o inimigo, duvidar e não ter fé, é crer nas mentiras de Satanás.

COMO PODEMOS TER NOSSA FÉ RESTAURADA:

1) CitaNDO E LIGANDO a Palavra QUE É VIVA E renova a NOSSA mente.
Rm 12:2 “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Declarar versículos específicos em relação a sua família, seus filhos e cônjuges é fundamental. Isso não é uma repetição mecânica, mas citamos a Palavra para edificar a nossa fé. Essa repetição ainda não é a fé, mas uma renovação da nossa mente, pois a mente renovada pela verdade faz a Palavra cair no coração tornando-se fé, começamos a CRER que Deus deseja que sejamos abençoados. Podemos então proclamar a Palavra com fé.

2) descansaNDO em Deus e não em nossa própria capacidade OU LIMITAÇÃO.
I Co 2:5 “para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus.”

É o poder de Deus e não uma fórmula, que faz a fé funcionar. Visão de fé não significa ignorar as circunstâncias, mas sim vencê-las. Abraão enfrentou circunstâncias adversas (seus 100 anos de idade e a esterilidade de Sara), mas continuou crendo em Deus e em suas promessas.
Rm 4:19-21 “E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara, 20 não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus, 21 estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera.”
Fatores que podem fazer com que se perca a confiança no cônjuge:
  • Desapontamentos
  • Fracassos repetidos
  • Adultério
  • Abuso
  • Abandono
  • Frieza
  • Desprezos
  • Palavras Duras
  • Mentiras

Quando a confiança se vai, pode começar a existir ciúmes, dúvida, medo e suspeitas.

TEMOS QUE RESTAURAR A CONFIANÇA EM NOSSO CÔNJUGE CONSCIENTES DE QUE:

  • A fé não ignora a realidade: ela crê que a Palavra de Deus é mais poderosa
  • Ninguém pode dar do que não tem.
  • Não crie expectativas pessoais que você não possa cumprir na vida de seu cônjuge.

A confiança é parceira da fé. Confiança é “depender da integridade, justiça de uma pessoa, ou de alguma qualidade ou atributo de algo ou alguém”. É quase impossível confiar nas pessoas, pois elas ferem, desapontam e machucam, e nosso cônjuge pode estar fazendo isso conosco, mais que os outros.

TOME Atitudes que irão restaurar a confiança no casamento:

  • Confie mais em Deus do que em seu cônjuge.
  • Perdoe o pecado, assim como você foi perdoado.
  • Apague o desapontamento com a lógica espiritual.
  • Creia que Deus pode e quer mudar as circunstâncias erradas.

Deus é maior do que o problema e é capaz de mudar nossos corações; Ele nunca falha;
Fp 1:6 “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus”.

Confiar que Ele vai trabalhar, libera o cônjuge para crescer, cada cônjuge é livre até mesmo para cometer erros. A confiança, naturalmente falando, é impossível se o cônjuge não for digno dela. Mas Jesus pode reconstruí-la, se confiarmos em Deus e não em nós mesmos para obter os resultados.

CONCLUSÃO:

O que a Palavra de Deus diz a respeito do nosso cônjuge é mais real do que as circunstâncias. É necessário então declarar a Palavra a favor do nosso cônjuge e crer naquilo que ela diz a respeito dele Is 55:11 “assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.”

Meditar nela dia e de noite e confiar que Deus cumprirá sua Palavra em nossa vida, na vida de nosso cônjuge e em nosso casamento.

Edinei Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário