quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Igreja Virtual:
 
A LIBERDADE APOSTÓLICA
 
QUEBRAR O DOMÍNIO DA RELIGIOSIDADE
Texto Base: Gl 5:1-12 “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão. 2 Eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. 3 De novo, testifico a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a guardar toda a lei. 4 De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes. 5 Porque nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que provém da fé. 6 Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor. 7 Vós corríeis bem; quem vos impediu de continuardes a obedecer à verdade? 8 Esta persuasão não vem daquele que vos chama. 9 Um pouco de fermento leveda toda a massa. 10 Confio de vós, no Senhor, que não alimentareis nenhum outro sentimento; mas aquele que vos perturba, seja ele quem for, sofrerá a condenação. 11 Eu, porém, irmãos, se ainda prego a circuncisão, por que continuo sendo perseguido? Logo, está desfeito o escândalo da cruz. 12 Tomara até se mutilassem os que vos incitam à rebeldia”.

Hoje iniciamos a campanha a liberdade apostólica. O apostolo Paulo traz uma grande revelação para a Igreja da Galácia. Os gálatas nesse contexto, eles estavam vivendo um assédio violento de pessoas que queriam que eles se circuncidassem pelo fato terem aceitado a Jesus como salvador. Queriam lhes impor uma religiosidade, porque não admitiam a liberdade. Havia um grupo que pregava contra Paulo dizendo que ele era herege porque não pregava o evangelho da circuncisão.
Paulo de forma muito incisiva desmascara o plano de satanás mostrando que se o homem se entrega ao poder da religiosidade, ele se desliga de Cristo e se ele se deixa circuncidar é decaído da graça. Se o homem não vive em liberdade ele destrói o plano de Deus no sentido da morte do Senhor Jesus. Jesus fala dessas prisões espirituais e as trata como um jugo em:

Mt 11:28-30 “vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. 29 tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. 30 porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.

Você já se perguntou por que alguém se entrega a Cristo e essa pessoa continua sendo muitas vezes pior do que o ímpio? Ou porque alguém que serve ao Senhor Jesus mente, tem uma vida desassociada de santidade e ainda se coloca na posição de juiz da obra? É porque o jugo da religiosidade ainda esta sobre ele.
Esse é um dos piores jugos que existe porque é uma estratégia de satanás onde sutilmente ele prende a pessoa e a impede de ser livre, porque ele simula uma relação com Deus. O próprio apóstolo Paulo estava nessa condição, pois achava que estava servindo a Deus em permitir a morte de Estevão (At 7:59-60; 8:1). Assim como Pedro que era preso a dogmas, amarrado a lei, resistiu a vontade de Deus. Em atos 10 Pedro estava no eirado e o Senhor lhe deu uma visão, ele estava com fome e veio um lençol de 4 pontas e o Espírito Santo falou: “Pedro mata e come.” Pedro responde para o Espírito Santo a sua religiosidade, que luta contra a vontade de Deus dizendo: “Eu nunca comi essas coisas imundas”, e a voz diz: “Come” outra vez e a terceira vez. Pedro estava preso a essa estratégia demoníaca, até que o Espírito Santo mostra que Deus queria levá-lo a pregar lá em Cesaréia de Filipo onde um cidadão romano, um centurião, estava com a sua família prontos para receber o Espírito Santo, mas ele jamais poderia admitir isso. Por quê?

Porque o que dominava e mandava na sua vida era esse poder terrível da religiosidade. Em Gl 2:11-12 Pedro estava confuso, preso a uma religiosidade que não lhe permitia ter liberdade nem para comer com gentios e estava preso à opinião dos judeus da circuncisão. A religiosidade ela tem um sido um instrumento de satanás para impedir essa liberdade. Esse poder da religiosidade tem domínio, tem origem, e a origem esta exatamente em I Tm 4:1-2que nos últimos dias, ora o espírito expressa, fala que nos últimos tempos alguns apostatarão da fé por obedecerem a espíritos enganadores, a ensinamentos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras, e que tem cauterizada a própria consciência.”
Muita gente esta como Saulo, enganado pensando que esta servindo a Deus e muita gente esta como Pedro, fixado na sua religiosidade. Paulo fala que muitos sem saber estavam se alimentando de doutrina de demônios e por isso se esfriam na fé. A religiosidade domina o homem e produz as características citadas por Paulo em 2 Tm 3.
QUAIS SÃO OS DOMINÍOS DA RELIGIOSIDADE?
1º – O DOMÍNIO NA ALMA;
At 1:9 “Saulo, porém, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote,2 e pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, caso encontrasse alguns do Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.”

Tanto Saulo quanto Pedro necessitavam de conversão plena, ou seja, ser completamente livre do domínio de satanás, ou seja, ter poder e autoridade contra os pensamentos contrários a Deus.

2º - O DOMÍNIO NO CORPO;
I Co 3: 16-17 “Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? 17 Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque sagrado é o santuário de Deus, que sois vós.”

O religioso não tem liberdade. Davi dançava na liberdade quando trouxe a arca em Jerusalém. A prisão do corpo é uma malignidade que satanás quer colocar sobre os homens, bem como a falta de domínio próprio manifestando os frutos da carne, a prostituição e toda sorte de enfermidades.

3º - O DOMÍNIO NO ESPÍRITO.
II Co 3:17 “Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade.”

Nós fomos chamados para liberdade, não podemos permitir amarrações e escravidão interior. O religioso vive dos prazeres da carne e não tem vida espiritual, não pode atender seu chamado, porque não tem segurança, não tem confiança e é problemática.

QUEBRAMOS O DOMINÍO DA RELIGIOSIDADE QUANDO:
1 – RECEBEMOS O SOPRO DO ESPÍRITO E DEIXAMOS DE DAR SATISFAÇÃO A CARNE E AO SANGUE;
Jo 20:21-22 “Disse-lhes, então, Jesus segunda vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. 22 E havendo dito isso, assoprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.”

2 – TOMAMOS POSSE DA VERDADE QUE LIBERTA;
Jo 8:32 “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”
3 – ANDAMOS NA LIBERDADE APOSTÓLICA QUE VEM DA FÉ E DO AMOR
I Co 13:13 “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor.”

O religioso não crê e não sabe amar, mas quem é livre pode acreditar e viver o amor de Deus.

QUANDO O DOMÍNIO DA RELIGIOSIDADE É QUEBRADO:
  • REALIZAMOS NA LIBERDADE PARA O SENHOR;
  • VIVEMOS A LIBERTAÇÃO ESPIRITUAL;
  • VOAMOS NAS ASAS DO ESPÍRITO;
  • NÃO NECESSITAMOS DA APROVAÇÃO DE HOMENS;
  • OS FRUTOS DO ESPÍRITO SE MANIFESTAM.
Edinei Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário