segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Igreja Virtual
 
MULTIPLICAÇÃO DA FÉ
TEXTO BASE: Mt 17:19-20 “Então, os discípulos, aproximando-se de Jesus, perguntaram em particular: Por que motivo não pudemos nós expulsá-lo? 20 E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível.”

O episódio descrito aqui se passa logo depois da Transfiguração. Jesus e três dos seus discípulos mais chegados: Pedro, Tiago e João, haviam subido ao monte, onde Jesus foi transfigurado à vista deles. Os outros discípulos restantes haviam ficado, onde se depararam com uma situação curiosa: um pai desesperado cujo filho padecia de uma aparente enfermidade, a quem o texto chama de lunático (epiléptico), procura os discípulos de Jesus, com a finalidade de ter seu filho curado.
Na verdade aquele menino estava possuído por um espírito maligno.

Os discípulos além de ter recebido autoridade da parte de Jesus, já haviam testemunhado inúmeras vezes o Senhor agindo.
Quando Jesus desce do monte encontra aquela situação, sofre com a incredulidade dos seus discípulos, mencionando a falta de fé como a causa do seu fracasso.

De acordo com a palavra de Deus fé é: Hb 11:1O firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem” Como é possível acreditar em algo que não se vê e cuja concretização é somente futura? As Escrituras Sagradas ensinam que a fé se desenvolve, se multiplica, ouvindo a Palavra de Deus (Rm 10:17).

QUANDO SE TRATA DE FÉ É NECESSÁRIO ATENTARMOS PARA TRÊS AFIRMAÇÕES:

Sem fé é impossível agradar a Deus Hb 11:6

A fé é a capacidade dada por Deus aos homens, com o propósito destes acreditarem na Sua existência e nas Suas promessas. Há todo momento somos desafiados a ter um relacionamento de fé com Deus, temos que tê-la, sem ela não poderemos agradá-lo.

É necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe”

Sendo assim não basta se aproximar de Deus, não basta se dizer cristão ou adorador, é preciso crer que Ele existe. O que realmente impressiona não é aqueles que dizem não acreditar em Deus, e sim os que afirmam piamente crer que Ele existe, mas não vivem de acordo com a vontade Dele. Negam a fé e a Cristo sempre que tem oportunidade com atitudes, palavras, pensamentos e gestos.

Que Deus se torna galardoador dos que o buscam”.

Um galardoador dá recompensa ou prêmio. Devemos crer em Deus e acreditar que Ele dá a recompensa para aqueles que o buscam.

Essas três afirmações nos levam a buscar uma fé de resultados.
 
A NOSSA FÉ É MULTIPLICADA QUANDO:

Agimos com intrepidez e ousadia
Mt 10.1,8 “Tendo chamado seus doze discípulos, deu-lhes Jesus autoridade sobre espíritos imundos, para os expelir e para curar toda sorte de enfermidades. Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demônios”.

Enquanto os discípulos recuaram da responsabilidade e autoridade de expulsar aquele demônio, o menino sofria sob aquela ação maligna. Jesus não requer de nós nada que ele mesmo já não nos tenha ensinado. Os discípulos já haviam recebido autoridade de Jesus para curar, expulsar, etc... Jesus esperava que seus discípulos agissem daquela forma; que fossem ousados. Ele os havia comissionado com a sua própria autoridade.
Vemos o exemplo de ousadia e intrepidez do centurião.

Mt 8:10 “E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé. “

Usamos a lei da semeadura e ceifa
Lc 17:5-6 “Disseram então os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé. E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria. “

Vemos em outro momento um pedido dos discípulos por uma fé maior. Jesus simplesmente ensina-os que a responsabilidade de aumentar a fé não era de Deus, mas deles mesmos.
Se tiverdes fé como um grão de mostarda”… Repare que Ele não disse fé “do tamanho”, mas falou claramente: “como”. E então os ensina usando a lei de semeadura e ceifa. Se você tem um grão de mostarda, mas reconhece que ele não é suficiente para o que você precisa, e quer aumentar seu estoque de mostarda, o que deve fazer? Plantar para que possa colher mais. Toda semente plantada se multiplica; e se o plantio for se repetindo, a mostarda irá multiplicando-se. Assim é com a fé. Não importa se o que você tem é pouco, você pode multiplicar sua fé. Quem planta fé genuína, colhe milagres.
Vemos o exemplo do paralitico e os quatro amigos.

Lc 5:20 “E, vendo ele a fé deles, disse-lhe: Homem, os teus pecados te são perdoados. “

Conclusão:

Tg 2:22 “Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada. cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus. “
Oração da Cartinha: Senhor eu te peço hoje, me ajuda na minha fé. Eu quero ter experiências contigo que demonstrem as minhas convicções em ti. Eu declaro pelo poder da tua palavra que nada me será impossível. Ainda que os meus olhos não vejam o milagre eu continuarei crendo, na certeza de que a multiplicação da minha fé me fará viver as tuas verdades, em nome de Jesus, amém.

Edinei Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário