sábado, 15 de setembro de 2012

Igreja Virtual
LEVANTAR-SE NO MOVER DAS ÁGUAS E ADORÁ-LO
TEXTO BASE: João 9:36-38 “Ele respondeu e disse: Quem é, Senhor, para que eu nele creia? 37 E Jesus lhe disse: Já o tens visto, e é o que fala contigo. 38 Então, afirmou ele: Creio, Senhor; e o adorou.”

Hoje no encerramento deste jejum precisamos percorrer o caminho da fé e nos lavar nas águas que nos farão enxergar e adorar o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.
Era um sábado o dia em que JESUS se aproximou daquele cego, e a vida daquele homem não seria mais a mesma, pois ele havia se encontrado com a Luz do mundo. Até aquele encontro ele era conhecido como cego, mendigo, era um homem desprezível que vivia de esmolas. Aquele homem vivia num mundo de trevas. A sorte daquele homem foi mudada quando Jesus se abaixou, fez lama com a saliva, e aplicou em seus olhos, dizendo: "VAI".

Ao dizer vai, Jesus estava dando a condição para que aquele homem fosse curado de sua cegueira. Aparentemente, era tudo muito simples, mas entre a palavra liberada por Jesus e o tanque de Siloé existia um caminho a ser percorrido: o caminho da fé. E foi assim que aquele homem, exercendo fé, foi completamente sarado.

Este milagre da cura do cego de nascença provocou uma discussão muito grande entre seus vizinhos, que não estavam reconhecendo-o depois de curado. Este milagre provocou uma polêmica entre os líderes religiosos, os escribas e os fariseus. O cego, já curado deu a eles uma bela lição sobre a pessoa de Jesus, mas eles não aceitaram as suas palavras.

O QUE PODE NOS IMPEDIR DE LEVANTAR NO MOVER DAS ÁGUAS E ADORÁ-LO?

1º LUGAR – AS IMPOSSIBILIDADES IMPOSTAS PELA RELIGIOSIDADE
Jo 9: 14; 16 “E era sábado quando Jesus fez o lodo e lhe abriu os olhos. 16 Então alguns dos fariseus diziam: Este homem não é de Deus, pois não guarda o sábado. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tais sinais? E havia dissensão entre eles."

Jesus cura o cego em um dia de sábado, dia considerado sagrado para os judeus, quando, teoricamente, não deveriam fazer qualquer tipo de ação ou esforço físico. Jesus nos ensina que fomos feitos para a vida plena e esta exige a plenitude do viver, o não se deixar formatar por convenções que restringe as possibilidades de salvação.

2º LUGAR – QUANDO ESTÁ IMERSO NA CRENÇA DA "CAUSA EFEITO"
Jo 9:2 "E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?"

Os discípulos já começaram a indagá-lo, com um julgamento errado. Acreditavam na punição por causa do pecado dos pais, avós e bisavós. Então, se estava pagando pelos pecados, que sofresse. Para que estender a mão? Para que ajudar? Um pecador tinha que pagar pelo seu pecado. E nós, seres humanos, somos assim mesmo, implacáveis. Julgamos o que não sabemos, condenamos, tratamos com indiferença, vemos multidões, não enxergamos o cuidado que cada ser individualmente necessita. Mas Jesus não vê multidões. Jesus vê cada indivíduo.

3º LUGAR – os preconceitos interiores
Jo 9:6 "Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego. E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado)."

Jesus poderia ter simplesmente declarado a cura imediata do cego de nascença, como fez em outras situações. Mas a cegueira estava relacionada a verdades mais profundas. Jesus queria não só curar a cegueira material, palpável, como também abrir os olhos espirituais do cego e de todos demais. O lodo feito com sua saliva passa a representar a cegueira espiritual, que precisava ser lavada. Muitos por causa dos preconceitos interiores não aceitam e julgam a maneira de Deus fazer as coisas.


PODEMOS NOS LEVANTAR NO MOVER DAS ÁGUAS E O ADORAR QUANDO:

1º - Recebemos a cura no corpo físico e espiritual
Jr 17:4 “Cura-me, SENHOR, e sararei; salva-me, e serei salvo; porque tu és o meu louvor. “

Sl 37:5 diz: "entrega o seu caminho ao Senhor confia nele e o mais ele fará". É direito nosso a cura física, pois a palavra diz que Cristo levou sobre si todas as nossas enfermidades (Isaías 53). Entretanto, não só o seu corpo físico foi tocado, mas principalmente o seu espírito. Assim como seus olhos naturais foram abertos, os seus olhos espirituais também foram.

2º - Deixamos de ser opróbrio
Sl 119:22 “Tira de sobre mim o opróbrio e o desprezo, pois guardei os teus testemunhos. “

Passou de um mendigo a um discípulo: este homem se transformou em um testemunho vivo da Palavra. Quando questionado a respeito daquele que o curara, ele disse: "Quereis fazer também seus discípulos?" Isso significava que ele se tornara discípulo de Cristo.

3º - Enxergamos o Senhor com os olhos do coração.
Sl 19:9 “Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro, e ilumina os olhos.”

Quando Jesus se revelou a ele, aquele homem se transformou num adorador. Aquele que vê a Jesus, com os olhos do seu coração, se transforma em um adorador. Tudo na vida daquele homem começou com uma palavra. A palavra produziu fé. Depois veio o toque e por último, houve a revelação da pessoa de Cristo: e a revelação nos leva ao santíssimo lugar e nos transforma em verdadeiros adoradores.

Sl 86:12 “Louvar-te-ei, Senhor Deus meu, com todo o meu coração, e glorificarei o teu nome para sempre.”


Oração: Eu declaro no encerramento deste jejum que a minha fé esta firmada no Senhor Jesus. Eu me levanto para viver o mover poderoso e sobrenatural através de todas as palavras que eu recebi neste jejum. Profetizo que as águas purificadoras vão trazer para a minha vida grandes liberações. Vou adorar ao Senhor com todas as minhas forças, vou declarar que Ele é o Senhor dos Senhores e Rei dos Reis e o mundo verá o seu amor e a manifestação da sua glória na minha vida, em nome de Jesus, amém.
Edinei Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário